Segurança pública

Furtos e roubos de veículos têm redução histórica

// As ocorrências de furtos e roubos de veículos, tanto em Goiás quanto em Goiânia,…


//

As ocorrências de furtos e roubos de veículos, tanto em Goiás quanto em Goiânia, atingiram uma marca histórica no mês de janeiro. Os roubos caíram 30,92% no Estado e 35,69% em Goiânia. Em relação aos furtos houve queda de 21,69% em Goiás e 32,01% na capital.

Além disso, o número de furtos de veículos em Goiânia foi o menor o mês de janeiro desde o início da série, em 2011, quando a Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária reestruturou a Gerência de Análise de Informações (hoje Observatório de Segurança), que é a responsável pelas estatísticas oficiais da pasta.

As ocorrências de furtos e roubos de veículos reúnem carros de passeio, motocicletas, caminhões, tratores e outros modelos. Em janeiro, em Goiás foram registrados 740 roubos, contra 945 no mesmo período do ano passado. Em Goiânia, ocorreram 400 casos, enquanto em janeiro de 2014 foram 579. Em relação aos furtos, a capital contabilizou 182, contra 283 em janeiro de 2014. Em todo o Estado ocorreram 427, quando no mesmo período do ano passado foram 628.

Ao mesmo tempo em que o número de registros de furtos e roubos diminuiu significativamente em janeiro, a taxa de recuperação de veículos permaneceu alta. Em janeiro, foram recuperados 987 veículos furtados ou roubados em Goiás, o que corresponde a 86,5% do total.

Ações
O secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás, Joaquim Mesquita, cita alguns fatores que contribuíram para os resultados de janeiro. Entre eles, o aumento significativo da produtividade das forças policiais.

A Polícia Militar, por exemplo, elevou o número de abordagens em 71% em janeiro de 2015, em relação ao mesmo mês do ano passado. Isso foi possível, entre outros fatores, devido à ampliação do efetivo da corporação, em especial com a consolidação do Serviço de Interesse Militar Voluntário Estadual (Simve), que atingiu a marca de 2,1 mil homens incorporados.

A Polícia Civil, por sua vez, tem feito várias prisões de quadrilhas especializadas em furtos e roubos de veículos em Goiás. Uma delas ocorreu no dia 23 de janeiro, em Goiânia, quando quatro suspeitos foram presos em Goiânia com o Toyota Corolla roubado: Flávio Rangel de Oliveira Patrícios, de 20 anos; Pablo Freure dos Reis Silva, de 21, Miller Ferreira de Lima, de 20; e Leonardo Marques Patrício, de 21 anos de idade. De acordo com o delegado Edson Carneiro, que atuava na Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA), a quadrilha era especializa em veículos de luxo.

Outras ações também têm sido tomadas no sentido de coibir a prática em Goiânia. Em janeiro foi lançado o projeto Nova Canaã, na região conhecida popularmente como “robauto”. Além das medidas repressivas e de fiscalização, também foram iniciadas ações paralelas, como urbanização de praças, sinalização de ruas e melhoria na infraestrutura.

Para isso, foram firmadas parcerias com a Secretaria da Educação, Esporte e Cultura, Procon-GO e órgãos municipais, como a Guarda Municipal e Secretaria de Trânsito. “O projeto Nova Canaã tem cronograma para o ano inteiro”, explica o chefe de gabinete da SSPGO, Edilson de Brito, que representa a pasta no grupo.