Gambito da Rainha: promessa do xadrez em Goiás é uma garota de 14 anos
Com apenas 14 anos, a enxadrista Fernanda Alves será uma das competidoras do Campeonato Goiano de Xadrez Feminino
Defesa Siciliana, Abertura Escocesa, Gambito da Rainha. Para muitos, esses termos podem não ter significado, com exceção do último – nome de uma série da Netflix que virou fenômeno mundial. Porém, para a estudante goianiense Fernanda Alves Dias, de apenas 14 anos, são jogadas que encurralam um oponente e podem garantir a vitória numa partida de xadrez. A jovem, que é campeã goiana sub-20, se prepara para participar do Campeonato Goiano de Xadrez Feminino que vai acontecer neste fim de semana, em Goiânia, com quase 30 competidoras.
A paixão pelo xadrez com peões, rainhas, cavalos e bispos surgiu aos 6 anos de idade, quando Fernanda aprendeu a jogar o famoso jogo de estratégia e inteligência na escola em que estudava, em Goiânia. “Era uma matéria que a gente tinha. Todos os estudantes precisavam aprender e foi com um professor, o Sérgio, que aprendi a jogar”, recorda, ao falar sobre os impactos do jogo em sua vida.
“Ao longo dos anos, o xadrez me abriu muitas portas. É algo que eu sempre gostei muito e que eu me divirto jogando. Eu muito mais levo como uma brincadeira do que como uma competição. E também contribuiu muito com o meu crescimento, tanto escolar como pessoal”, diz Fernanda, que costumava praticar o jogo com os colegas de escola e recorria a livros e vídeos no YouTube sobre o assunto.
Ao Mais Goiás, a jovem que acabou de fazer 14 anos de idade revela já ter participado de mais de 100 campeonatos desde que entrou no intrigante mundo dos enxadristas – incluindo eventos escolares, estaduais e até nacionais. Em um deles, o Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar 2019, ela obteve o segundo lugar com uma pontuação de dar inveja a qualquer enxadrista de longa data.
O Gambito da Rainha da vida real
Apesar da pouca idade, Fernanda fala sobre o xadrez com naturalidade profissional. Segundo ela, os estilos de jogo são pessoais de cada jogador, com cada um “tendo seu próprio jeito, seu próprio estilo de jogar”. “Uns gostam de jogar de forma mais aberta, deixar as peças mais livres. Outros gostam de peças mais travadas, com um jogo mais fechado. Existem inúmeras aberturas e defesas também. Algumas das que eu gosto mais são as aberturas Escocesa, Italiana, Francesa e Defesa Siciliana, que são as que mais fazem mais parte do meu jogo”, afirma.
A estudante conta que o tempo de cada partida pode variar conforme as regras de cada campeonato. No entanto, ela revela já ter terminado partidas no prazo de três minutos. De acordo Fernanda, a série Gambito da Rainha, da Netflix, que conta a história da personagem enxadrista Beth Harmon (Anya Taylor-Joy) e que se tornou uma das séries mais assistidas e aclamadas da plataforma de streaming, retrata um pouco do que é mundo do xadrez para mulheres, quando se trata da presença feminina no esporte. No entanto, segundo ela, a realidade é bem mais amigável.
“Essa série foi muito importante pra comunidade enxadrista e alavancou o xadrez feminino. O fato de ter destaque feminino faz com que muitas meninas se interessem mais para jogar, isso é uma coisa muito importante. O número de meninos e homens jogando é extremamente maior que o número de meninas e mulheres. Mas tem muito espírito esportivo, são sempre muito amigáveis as partidas”, pontua.
Campeonato goiano de xadrez feminino será o maior da história do estado
Previsto para acontecer nos dias 4 e 5 de dezembro, sábado e domingo, o Campeonato Goiano Feminino de Xadrez deste ano será o maior da história na categoria em Goiás. O evento, realizado pela Federação de Xadrez do Estado de Goiás (Fexeg) e organizado pelo Circuito Escolar de Xadrez, tem quase 30 participantes inscritas com idade entre 7 e 35 anos e vai oferecer um prêmio de R$ 1,6 mil a serem distribuídos entre as melhores classificadas.
De acordo com o árbitro enxadrista e um dos diretores do campeonato, Henrique Cardoso – a quem a enxadrista Fernanda se refere como “uma das pessoas mais importantes e que mais abriu portas” no xadrez para ela – o evento é um “reflexo do esforço em impulsionar o xadrez feminino no estado e valorizar nossas jogadoras”. Além da premiação, o torneio contará pontos para o ranking nacional, da Confederação Brasileira de Xadrez.
As inscrições para o torneio podem ser feitas até hoje, 3 de dezembro. O evento acontece no salão de eventos da funerária Paz Universal, patrocinadora do campeonato, na avenida Castelo Branco, 918, Setor Coimbra, em Goiânia.