REMOÇÃO

Gameleira centenária da Vila Pedroso, em Goiânia, é retirada e prefeitura aponta envenenamento

Loja diz que árvore era patrimônio e referência

Gameleira centenária da Vila Pedroso, em Goiânia, dá lugar a duplicação (Foto: Reprodução - Instagram)|

Moradores da Vila Pedroso, em Goiânia, tiveram um sexta-feira (10) triste com a remoção de uma gameleira centenária. A árvore ficava no Empório Alves, na avenida Anápolis com Rua Americano do Brasil. Esta segunda passa por duplicação, segundo o gerente da empresa, José Abreu. Contudo, o que motivou a retirada, conforme a prefeitura de Goiânia, foi um envenenamento.

Mas ainda sobre a remoção, nas redes sociais, o Empório fez um desabafo. “Desde quando sonhamos em construir o Empório a gameleira sempre esteve em nossos planos, em momento algum pensamos que não teríamos mais ela conosco. Um patrimônio para região leste e uma honra em te-lá como parte de nós. Fomos agraciados com a beleza dela por quase longos 2 anos, e como era bom ser reconhecido como o Empório que fica ao lado da gameleira”, escreve a empresa ao relatar que a construção foi feita ao redor a árvore.

“O motivo no qual a prefeitura justificou a retirada da gameleira foi simplesmente pelo fato da duplicação da avenida. Nossa gameleira foi condenada para uma ‘melhoria’ na região. Só fomos avisados que não teríamos mais ela conosco”, emenda – a prefeitura, como mencionado, justificou ao portal o envenenamento.

Ao Mais Goiás, o gerente José Abreu afirma que a loja investiu cerca de R$ 10 mil nos arredores da árvore com jardim, cerca e cuidados. Ele também cita que algumas pessoas pensam que a própria empresa fez a remoção, mas garante que isso não procede. “Muitos estão nos culpando, mas não fomos nós.” Segundo ele, a clientela ficou triste. A gameleira, além de patrimônio, de acordo com ele, era ponto de referência. Questionado se ela também poderia estar doente, ele declara não saber.

A Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), porém, afirma que a retirada ocorreu pois a mesma foi sujeita a um envenenamento, apresentando odor forte ao redor da árvore. “Além disso, podas realizadas no exemplar proporcionaram a incidência de fungos e a desconfiguração da árvore. À época da autorização de retirada, o caso foi encaminhado para a Delegacia Estadual de Meio Ambiente (DEMA).”

Nota da prefeitura:

“A Amma autorizou a retirada de uma Gameleira na Vila Pedroso, após constatar que a mesma foi sujeita a um envenenamento, apresentando odor forte ao redor da árvore.

Além disso, podas realizadas no exemplar proporcionaram a incidência de fungos e a desconfiguração da árvore. À época da autorização de retirada, o caso foi encaminhado para a Delegacia Estadual de Meio Ambiente (DEMA).

O crime contra as árvores está previsto no Código de Posturas do Município que em seu artigo 68 expressa a proibição de “danificar, de qualquer forma, os jardins públicos; podar, cortar, danificar, derrubar, remover ou sacrificar qualquer unidade da arborização pública”, diz o texto da legislação. Denuncias podem ser realizadas no telefone 161 do órgão ambiental.

Como compensação ambiental foi exigido, ainda, o plantio de um exemplar de outra espécie na calçada.

Apenas a Amma pode autorizar a retirada. Para árvores em calçadas de moradores, pedidos de poda e extirpação de árvores podem ser abertos de forma totalmente digital, por meio do sistema de Processo Eletrônico Digital (PED), que está disponível no site oficial do município: www.goiania.go.gov.br.

Além dessa opção, o morador pode abrir o processo nas unidades do Atende Fácil ou na sede da Amma. Após o cadastro do pedido, analistas e avaliam a solicitação, realizam a visita in loco para verificar as condições fitossanitárias do exemplar arbóreo, e emitem a autorização via sistema.”