Gameleira do centro de Goiânia será retirada após incêndio
Amma constou que o miolo central da árvore apresentava queimaduras e o excesso de peso em sua formação aumentava os riscos de queda
A gameleira histórica localizada no cruzamento entre as avenidas Araguaia e Contorno, no Centro de Goiânia, vai ser removida após pegar fogo na quarta-feira (2). A retirada será feita pelos servidores da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg).
A Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) realizou uma perícia na gameleira e verificou que o miolo central da árvore apresentava queimaduras. Com isso, o excesso de peso em sua formação aumentava os riscos de queda.
Na noite da data do incêndio, uma equipe da Comurg esteve no local para remover alguns galhos que representavam risco à segurança. A remoção completa da árvore ainda não tem data definida.
A Comurg explicou que a grandeza da gameleira torna a operação complexa, exigindo intervenções no trânsito e o apoio da Equatorial para o remanejar fios e equipamentos.
O exemplar tem mais de 100 anos e é tombado pela Lei nº 9.566/15. A gameleira é a única sobrevivente das árvores que foram removidas durante as obras do corredor do BRT na região, o que aumenta sua relevância histórica e ambiental para a cidade. A Polícia Civil vai investigar as causas do incêndio.