"EVA"

Gato mergulhado no cimento em Goiânia é fêmea e está grávida, diz ONG

Gata sofreu um crime de maus-tratos durante o final de semana ao ser mergulhada no cimento; ela está internada sem previsão de alta

Gato que ficou cego após ter sido mergulhado no cimento, em Goiânia, na realidade é fêmea e está prenha. Novo nome é Eva (Foto: Arquivo Pessoal)

O Grupo de Protetores de Animais  informou, nesta terça-feira (22), que o gato que ficou cego após ter sido mergulhado no cimento, em Goiânia, é na realidade fêmea e está prenha. A descoberta aconteceu após algumas sessões de tosa, feitas para a remoção do concreto que permanece no pelo do animal.

A associação havia nomeado o animal de Dengo, logo após o resgate. Porém, depois da descoberta do verdadeiro sexo da gata, ela foi rebatizada como Eva.

“Significa cheia de vida. E ela está lutando muito pra passar por esse processo e continuar com a gente!”, explicam representantes da ONG.

Gestação

De acordo com os protetores, a descoberta da gravidez aconteceu horas depois do resgate, durante um ultrassom.

“Os médicos conseguiram limpar mais um pouco do cimento da barriguinha e por isso descobriram o sexo. Logo depois, confirmaram a gravidez. Por favor, estejam com a gente e com a Eva nessa nova batalha. Ela está fraca e precisa de todo suporte nessa gestação”, disse a protetora em uma publicação.

Os protetores acreditam que ela procurava por comida no momento em que foi capturada e sofreu maus-tratos. Eva perdeu a visão.

“Por conta do cimento, ela ficou cega e não conseguia piscar. O olhinho dela já foi lavado e agora esta medicado. Mas foi completamente ulcerado”, explicou a associação.

Um gato ficou cego após ter sido mergulhado no cimento durante um crime de maus-tratos, no último sábado (19), em Goiânia. Até o momento, o Grupo de Protetores de Animais não tem informações sobre quem é o responsável pelo crime. Ao que tudo indica, o animal vivia em situação de abandono nas ruas.
Gata fica cega após ter corpo mergulhado no cimento durante maus-tratos, em Goiânia (Foto: Reprodução – Redes Sociais)

Situação do gato é estável, mas grave

Os protetores explicam que, apesar de se alimentar sozinha e já ter começado a apresentar sinais de que gosta de carinho, Eva ainda corre riscos.

“A veterinária nos explicou que, infelizmente, ela ainda corre bastante risco, pois pode ter engolido o cimento, o que pode causar uma obstrução intestinal. Caso ela realmente tenha engolido, será caso de cirurgia de emergência,

A gata segue internada em observação. A equipe médica explicou que passa óleo em todo o corpo do animal, para ajudar na hora das tosas. Segundo os veterinários, em algumas partes ainda há muito cimento grudado. “Se tentar forçar para tirar, vai arrancar tudo junto”.

Eva permanece internada sem previsão de alta.

Os protetores ainda não sabem dizer se a cegueira é ou não irreversível
Os protetores ainda não sabem dizer se a cegueira é ou não irreversível (Foto: Reprodução – Redes Sociais)

Investigação

Até o momento, o Grupo de Protetores não tem informações sobre quem é o responsável pelo crime. Ao que tudo indica, a gata vivia em situação de abandono nas ruas.

A Polícia Civil disse que tentava encontrar mais evidências para investigar o crime, que aconteceu no último sábado (19), no bairro Parque Amazônia, em Goiânia.