OPERAÇÃO

‘Gato’: polícia prende suspeito de furtar energia após corte no fornecimento em Goiás

Segundo a Delegacia de Polícia de São Luís de Montes Belos, a prisão ocorreu após denúncia da prática ilícita

A Polícia Civil prendeu um homem suspeito de furtar energia elétrica depois que a concessionária cortou o fornecimento por falta de pagamento, o famoso “gato”. A prisão aconteceu na terça-feira (11), em São Luís de Montes Belos.

Segundo a Delegacia de Polícia de São Luís de Montes Belos, a prisão ocorreu após denúncia da prática ilícita. Os agentes foram até a casa do suspeito com técnicos da empresa Equatorial, concessionária de energia em Goiás.

No local, os policiais e os técnicos confirmaram a prática de furto de energia e prenderam o homem em flagrante. O suspeito, que não teve a identidade divulgada, foi levado para a delegacia para as providências legais cabíveis.

Furto de energia em Goiás

Conforme a concessionária, quase 200 mil estabelecimentos foram fiscalizados em 2023. Em 35% dos casos, o crime de furto de energia foi constatado. Esse número representa mais de 70 mil unidades. A quantidade de pessoas presas como suspeitas desse tipo de crime também passou de 108 para 115, uma alta de 6,5% de um ano para o outro.

Mais da metade das regularizações feitas pela concessionária no ano passado foram concentradas nos municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Águas Lindas, Valparaíso, Luziânia, Itumbiara e Rio Verde. O volume de perdas não técnicas, causadas principalmente pelo furto de energia, foi de 628 Giga watt-hora no ano passado, quantidade suficiente para fornecer energia para a capital durante dois meses.