Gedeon lidera disputa pela presidência da OAB-TO com 49,5%, diz pesquisa Fortiori
Gedeon Pitaluga lidera com ampla margem a disputa pela presidência da seccional do Tocantins da…
Gedeon Pitaluga lidera com ampla margem a disputa pela presidência da seccional do Tocantins da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-TO). É o que mostra pesquisa divulgada pelo instituto Fortiori nesta sexta (15). Se a eleição fosse hoje, votariam em Pitaluga 49,5% dos advogados ouvidos. Gedeon é o atual presidente e tenta um novo mandato. A vantagem dele para a segunda colocada é de 33,6 pontos percentuais.
Na segunda posição está Ester Nogueira, com 15,9% das intenções de voto. Ela é seguida por Rita Rocha (9%) e Leonardo Maciel (6,6%). Indecisos somam 15% dos entrevistados. Disseram que pretendem anular, votar em branco ou simplesmente não votar 4%. Este é o cenário da pesquisa estimulada, em que o Fortiori apresentou aos advogados o nome dos candidatos e pediu para que escolhessem um.
A pesquisa mediu a avaliação da gestão de Gedeon, que é ótima para 25,9% e boa para 37,2% das pessoas ouvidas. Outros 20,3% consideram-na regular. A administração é ruim para 5,6% e péssima para 8%. Não souberam ou não quiseram responder 3%.
O instituto também perguntou aos advogados qual é a avaliação deles sobre o desempenho pessoal de Gedeon. Disseram aprová-lo 67,1% dos entrevistados. Desaprovaram-no 20,9%. Não aprovam ou desaprovam 8,6%. Não souberam ou não quiseram responder 3,3%.
O Fortiori realizou 350 entrevistas entre os dias 13 e 15 de outubro de 2021. Para um intervalo de confiança de 95%, a margem de erro máxima é de 4,9%. O trabalho de coleta de dados foi feito por entrevistadores treinados e supervisionados. Houve checagem dos questionários.