O projeto Gelateratura chega ao Terminal Praça da Bíblia, no setor Leste Universitário, hoje (1º) às 9 horas. A geladeira cheia de livros será aberta para empréstimos gratuitos dos exemplares.
Essa é a segunda geladeira literária instalada nos terminais de ônibus da Capital. A primeira foi lançada no Terminal Isidória, em outubro.
Os livros poderão ser retirados gratuitamente para leitura dentro e fora do terminal. Após ler, o cidadão pode devolver o exemplar em um dos pontos de apoio nos terminais de ônibus. A doação também está aberta e a população pode deixar os livros dentro da própria geladeira e nos demais terminais de integração.
Segundo o diretor técnico da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Sávio Afonso, a aceitação da população ao projeto foi muito positiva e as doações de livros se tornaram rotina no terminal. “O projeto está alcançando seu objetivo, que é incentivar a cidadania e a cultura colaborativa, abrindo espaços para que a população faça doações de novos livros. Todos os livros disponibilizados até o momento foram doados pelos parceiros e sociedade”.
O presidente da CMTC, Murilo Guimarães Ulhôa, diz que o objetivo é espalhar cultura pelos terminais de ônibus da cidade e tornar o cotidiano dos cidadãos que utilizam o transporte coletivo mais descontraído. “Queremos que essa atividade literária atinja aos usuários de toda a rede, fortalecendo a cultural nas 18 cidades atendidas pelo transporte coletivo na região metropolitana”.
O projeto literário é promovido pela Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e RedeMob Consórcio em parceria com a Oficina Cultural Geppetto, idealizadora da Gelateratura.