saúde

Gêmeas siamesas nascidas em outubro passam por cateterismo no Hugol, em Goiânia

Siamesas Lara e Larissa nasceram no dia 11 de outubro, no Hospital Estadual da Mulher (Hemu), em Goiânia

Gêmeas siamesas Lara e Larissa: cateterismo no Hugol (Foto: Divulgação/Hecad)
Gêmeas siamesas Lara e Larissa: cateterismo no Hugol (Foto: Divulgação/Hecad)

O Hospital de Urgências Governador Otávio Lage (Hugol) realizou um procedimento cirúrgico chamado cateterismo nas gêmeas siamesas Lara e Larissa, no dia 24 de janeiro. A informação é da TV Anhanguera.

Depois do catererismo, as duas foram internadas no Hospital da Criança e do Adolescente (Hecad), onde permanecem internadas. O médico cardiologista Maurício Lopes Prudente disse à TV que esse é o primeiro registro científico de realização desse procedimento em siamesas.

O cateterismo foi realizado porque uma das irmãs nasceu com uma malformação no coração, que criava dificuldade para ela respirar e a impedia de sair da ventilação mecânica. Um cateter foi implantado por uma veia, a partir da virilha, para fechar um canal arterial e aprimorar o bombeamento de sangue.

Lara e Larissa nasceram no dia 11 de outubro de 2023, unidas pelo tórax, abdômen e bacia. Pesavam juntas 3,6 kg. O parto da mãe, Kátia Márcia Cardoso, de 36 anos e natural do Mato Grosso, aconteceu no Hospital Estadual da Mulher Jurandir do Nascimento (Hemu).

Kátia é casada e tem outra filha. Ela chegou a Goiânia em setembro, com 31 semanas de gravidez, para fazer acompanhamento com o cirurgião pediátrico Zacharias Calil, que é especialista em gêmeos siameses.