CIRURGIA

Gêmeas siamesas passam por quarto procedimento antes da separação, em Goiânia

“Introdução dos expansores foi feita com muita tranquilidade", diz Zacharias Calil

Gêmeas siamesas Valentina e Heloá (Foto: Divulgação)

As gêmeas siamesas Valentina e Heloá passaram pelo quarto procedimento cirúrgico antes da separação. A operação de colocação de expansores de pele foi conduzida pelo médico Zacharias Calil na manhã desta quinta-feira (23), no Hospital Estadual da Criança e Adolescente (Hecad), e durou cerca de 2h30.

Os primeiros expansores foram colocados em março passado. As irmãs paulistas têm 2 anos e 8 meses e também já passaram por cirurgia corretiva do sistema digestivo. O procedimento desta quinta é o último antes da separação, que agora depende do ganho de pele atingir o volume suficiente para encobrir as cicatrizes cirúrgicas.

Segundo Calil, que também é deputado federal, “a introdução dos expansores foi feita com muita tranquilidade. Agora vamos aguardar a recuperação das crianças que serão acompanhadas por nossa equipe na UTI do Hecad”. A expectativa é a que cirurgia de separação já ocorra no próximo semestre.

As gêmeas estão ligadas pelo abdômen e bacia e compartilham fígado, intestino grosso, bacia e genitália. Desde 2021 o médico goiano acompanha as irmãs de Guararema, interior de São Paulo. Atualmente elas vivem em Morrinhos com os pais Fernando e Waldirene pela proximidade de Goiânia.

Gêmeas Valentina e Heloá passam por quarto procedimento antes da separação
Gêmeas Valentina e Heloá passam por quarto procedimento antes da separação