Gêmeas siamesas unidas pelo abdômen são internadas em Goiânia
Exames indicam que as irmãs dividem o fígado e o intestino. Ainda não há previsão sobre a cirurgia de separação. As duas estão internadas no HMI e a mãe está internada na Bahia
Duas gêmeas siamesas unidas pelo abdômen foram internadas na madrugada desta sexta-feira (16) no Hospital Materno Infantil (HMI). Laura e Lais nasceram na última quinta-feira (15) na cidade de Santo Antônio de Jesus, Bahia, e foram transportadas para Goiânia dentro de incubadoras no avião da Força Aérea Brasileira (FAB).
De acordo com o HMI, exames preliminares indicam que elas dividem o fígado e o intestino. Elas nasceram de 36 semanas e, juntas, pesam cerca de 3.798 kg. Internadas na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin), o estado das duas é estável. Laura e Lais estão acompanhadas de uma tia.
A mãe das gêmeas, Liliane Silva dos Santos, 35 anos, está internada no Hospital e Maternidade Luiz Argolo, na Bahia. O hospital divulgou que ela perdeu muito sangue, precisou retirar o útero e está internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). O quadro de saúde da mulher é estável.
A separação das gêmeas será feita pela equipe do médico e cirurgião pediatra Zacharias Calil. Segundo o médico, o caso é um dos mais raros que ele acompanhou desde a primeira cirurgia de separação que fez.
“Ainda não há previsão sobre a cirurgia de separação das duas, dada a complexidade do caso. Mas deve ocorrer em aproximadamente um ano“, afirma Calil. Este é o 40º caso do tipo que a equipe do médico acompanha.
*Fabrício Moretti é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Hugo Oliveira