Zika

Gestantes do Bolsa Família recebem repelentes gratuitamente

Somente gestantes que estão em dia com o cadastro do Programa Bolsa Família terão direito a esses produtos

As gestantes que são beneficiárias do Programa Bolsa Família vão receber repelentes de forma gratuita. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) entregou 1.800 frascos para os Distritos Sanitários, que, por sua vez, devem começar a distribuição para as unidades de saúde que atendem essas gestantes, a partir desta semana.

Cada paciente terá acesso a dois frascos do repelente por mês. No entanto, somente gestantes que estão em dia com o cadastro do Programa Bolsa Família terão direito a esses produtos.

Prevenção

Os repelentes são eficazes para reforçar a proteção contra o mosquito Aedes aegypti. Principalmente, para mulheres durante a gravidez, já que, além da dengue e da chikungunya, o mosquito também transmite o vírus zika que pode causar microcefalia nos bebês. É essencial que as gestantes adotem também outras medidas que possam evitar o contato com o Aedes, como manter portas e janelas fechadas ou com telas protetoras e usar calça e camisa de manga comprida.

Outra ação importante para o combate ao mosquito é a eliminação de recipientes que acumulem água parada. Locais como pratos com vasos de planta, lixeiras, baldes, ralos, calhas, garrafas, pneus e até brinquedos podem ser usados pelas larvas do mosquito para se proliferarem.