Atrito

Gesto em alusão a facção criminosa provoca morte em festa na capital

Jovem de 20 anos foi preso acusado de matar adolescente no início deste mês no Setor Madre Germana

Gesto com as mãos provocou ira de integrante de facção rival (Foto: divulgação/PC)

Um simples gesto feito com uma das mãos terminou com o assassinato de Lucas de Oliveira Souza, de 17 anos, na madrugada do último dia oito de novembro em uma chácara no Setor Madre Germana, em Goiânia. Esta semana, a Delegacia Estadual de Investigação de Homicídios (DIH) prendeu um jovem de 20 anos que, segundo testemunhas, foi quem efetuou os disparos que ceifaram a vida do adolescente.

Junto com um primo e um amigo, Lucas de Oliveira participava da “festa do shortinho”, realizada no Centro Esportivo Espaço Verde, quando, por volta das quatro da manhã, foi agredido, e depois assassinado com vários tiros. Ao investigar o caso, os agentes da DIH descobriram que o adolescente foi morto depois de fazer um sinal com os dedos que remete ao símbolo de uma facção criminosa carioca.

Ao perceber o gesto, Mateus da Cruz Araújo, de 20 anos, que segundo a polícia pertence a uma facção rival, se irritou, e, junto com alguns colegas, passou a agredir o adolescente. O primo de Lucas também foi agredido e baleado, mas sobreviveu. Imagens gravadas por outras pessoas que estavam na festa, e o depoimento do sobrevivente, ajudaram a polícia a identificar o autor dos disparos.

Responsável pelas investigações, o delegado Antônio André Santos Junior, adjunto da Deic, decidiu divulgar o nome, idade e fotos do suspeito de efetuar os disparos por acreditar que ele tenha cometido outros crimes na região metropolitana de Goiânia. Veja:

Principal suspeito do crime (Foto: divulgação/PC)
Principal suspeito do crime (Foto: divulgação/PC)

A divulgação da imagem e identificação do preso foi precedida nos termos da Lei n.º 13.869, Portaria n.º 02/2020 – PC, despacho do titular da DIH, delegado Rilmo Braga, nº 000010828006, e despacho DIH/DGPC – 09555, dos responsáveis pela investigação.