Gilmar Mendes será palestrante em evento da UEG, confirma Centro Acadêmico
Ministro do STF participará de seminário sobre Direitos Humanos
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, será um dos palestrantes de um evento do curso de Direito da Universidade Estadual de Goiás (UEG). De acordo com o Centro Acadêmico Leolice Di Ramos Caiado Paranhos, que é responsável pelo evento, o magistrado confirmou participação no VII Seminário Nacional de Direitos Humanos da Federação Nacional dos Estudantes de Direito (FENED), que vai ocorrer em formato virtual no final de setembro.
O seminário é promovido anualmente por um centro acadêmico de Direito junto a instituição de ensino devidamente eleita, no caso, a UEG. Neste ano, o evento vai ocorrer nos dias 28 a 30 de setembro e deve contar com uma palestra de Gilmar Mendes, ministro do STF.
O magistrado de 65 anos é mestre e doutor pela Universität zu Münster, na Alemanha, e foi indicado para ocupar uma das cadeiras da Corte em 2002, pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Crítico da Lava Jato – já tendo se referido à operação como o “maior escândalo judicial da nossa história” -, Mendes já se envolveu em polêmicas e chegou a se desentender com colegas da Corte.
Recentemente, o ministro afirmou que é preciso “acreditar na boa-fé” de Bolsonaro, se referindo à carta em que o presidente recua dos ataques ao STF, mas destacou que os apoiadores do mandatário vivem “delírios”.
O seminário no qual Gilmar Mendes será palestrante será transmitido nacionalmente pela plataforma da UEG TV, e terá como tema a Segurança Pública e populismo penal, com os subtemas Políticas Públicas e Poder Judiciário; Criminilogia Feminista, gênero LGBT, entre outros.