GO: Adolescente é suspeito de comprar dinheiro falso pela internet
Adolescente é suspeito de comprar as notas falsas pela internet
Um adolescente é suspeito de comprar notas falsas pela internet. O dinheiro falso foi apreendido em Arenópolis, município localizado na região Centro-Norte do estado de Goiás. Conforme a Polícia Civil, equipes foram apurar uma denúncia e conseguiram interceptar uma correspondência com as notas.
Dentro do envelope continha 10 cédulas falsificadas de R$ 50,00 cada. Durante a operação, foi identificado o destinatário do pacote: um adolescente, de 13 anos de idade, que confessou o ato infracional e afirmou ter adquirido o dinheiro falso por meio de um anúncio em uma plataforma de rede social.
Segundo a Polícia Civil, as informações sobre o caso serão compartilhadas com a Polícia Federal para que prossiga com as investigações e identifique o remetente, uma vez que o crime de moeda falsa é de competência da Justiça Federal.
Como agir em caso de cédula suspeita
a) uma transação do dia a dia:
Se você desconfiar da autenticidade de uma nota após observar os elementos de segurança ou comparar com outra cédula legítima, você pode recusá-la. É importante sempre recomendar ao dono do exemplar suspeito que procure uma agência bancária para encaminhamento da nota para ser analisada pelo Banco Central.
b) de um terminal de auto-atendimento ou caixa eletrônico:
Dentro de uma agência bancária e durante o expediente – encaminhar-se ao gerente da agência para pedir providências de pronta substituição. Se não obtiver solução satisfatória com o gerente do banco, o cidadão pode procurar uma delegacia policial mais próxima para registrar uma possível ocorrência.
ou
Fora de uma agência ou do horário do expediente bancário – na primeira oportunidade, dirigir-se ao gerente de sua agência bancária para pedir providências de pronta substituição. Se não obtiver solução satisfatória com o gerente do banco, o cidadão pode procurar uma delegacia policial mais próxima para registrar uma possível ocorrência.
Vale destacar que o Banco Central (BC) examina se uma nota suspeita é verdadeira ou não. As notas falsas não são trocadas pelo Banco Central ou pelo governo. O dinheiro suspeito pode ser apresentado a uma agência bancária, que se encarregará de encaminhá-lo para análise do BC.
Crime
A falsificação é crime previsto pelo artigo 289 do Código Penal, com pena prevista de 3 a 12 anos de prisão. Quem tentar colocar uma cédula falsa em circulação depois de tomar conhecimento de sua falsidade, mesmo que a tenha recebido de boa fé, pode ser condenado a uma pena de 6 meses a 2 anos de detenção.