Programa Abrigo Amigo

Botão para mulheres em pontos de ônibus de Goiânia é aprovado por vereadores

Projeto de Lei visa oferecer apoio e segurança a mulheres que aguardam transporte público, com a instalação de painéis digitais interativos nos pontos de ônibus da cidade

Sistema interativo permite videochamada com atendente para situações de vulnerabilidade (Foto: Divulgação)

A Câmara Municipal de Goiânia aprovou, em segunda votação, o Projeto de Lei (PL) 335/2023, que institui o Programa Abrigo Amigo, na quarta-feira (6/11). A iniciativa, proposta pelo vereador Lucas Kitão (União Brasil) tem como objetivo oferecer proteção em pontos de ônibus para pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente mulheres. A medida segue agora para análise do prefeito Rogério Cruz (Solidariedade), que decidirá pela sanção ou veto.

O programa propõe a instalação de painéis digitais em pontos de ônibus, onde mulheres que esperam sozinhas pelo transporte público poderão se comunicar através de videochamada com uma atendente. Essa tecnologia de “companhia digital” permitirá que as usuárias se sintam mais seguras enquanto aguardam, contando com uma presença virtual para casos de necessidade. Empresas de mídia digital poderão ser parceiras para viabilizar o programa.

De acordo com o vereador, o sistema será equipado com conexão à internet, câmera noturna, microfone, sensor de presença e um botão de emergência. Quando acionado, o painel inicia uma chamada de vídeo com uma atendente, que oferece companhia e pode solicitar serviços de segurança e também de saúde em casos de emergência. Essa tecnologia possibilita suporte rápido para possíveis situações de risco.

O autor da proposta ressaltou a relevância do programa, afirmando que a violência não é um problema restrito às periferias, mas também ocorre em áreas de grande circulação.