ANOTE

GO: hospitais têm programação especial na semana do Dia das Crianças

Programação conta com brincadeiras e entrega de brinquedos

Hospitais em Goiás realizam ações voltadas para crianças internadas nas unidades. As atividades fazem parte de uma ação voltada em comemoração ao Dia das Crianças que acontece no sábado, dia 12 de outubro.

O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) e o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) fazem diversas atividades durante toda a semana. As ações incluem pintura, cinema, brincadeiras, entrega de presentes e muito mais.

Mickey e Minnie visitam crianças no HMAP

Em comemoração ao Dia das Crianças, o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) está desenvolvendo diversas atividades durante esta semana. Houve apresentação de banda da unidade de saúde, cinema e entrega de brinquedos. Pessoas vestidas de Mickey Mouse e Minnie, personagens da Disney, também fizeram a alegria de crianças que estão internadas no local.

Voluntários percorreram a enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, cantando e fazendo a alegria das crianças internadas. No repertório, apenas músicas infantis como do Mundo Bita e do Trem da Alegria.

Os pais ficaram extremamente felizes em poder ver os filhos em momento de descontração em meio a dor de uma internação.

Para Quíssila Batista Neiva, médica intensivista pediátrica, a programação traz diversos benefícios como distração do ambiente hospitalar. “Essas atividades desviam a atenção das crianças para os procedimentos que são realizados dentro da unidade, dentro do ambiente clínico que pode ser assustador e a gente pode amenizar esses sentimentos quando conseguimos realizar essas atividades dentro da unidade”, relata.

Crianças aprendem a fabricar próprio brinquedo

O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) também preparou programação especial para toda a semana pelo Dia das Crianças. No hospital, a programação conta com entrega de brinquedos, pinturas faciais, esculturas de balão, visitas de personagens infantis, visita pet, gincanas e estações de brincadeiras.

Nesta semana, os pacientes em internação na unidade participaram da oficina pedagógica “Faça seu Brinquedo”, que faz parte dessa programação.

Para a pedagoga hospitalar Kely Morais, a iniciativa tem o objetivo de trazer diversão ao mesmo tempo, em que estimula a criatividade, socialização e consciência ambiental dos pequenos.

“Nossa oficina hoje trouxe o sopra bolinhas, um brinquedo simples, com materiais que antes iriam para o lixo e que foi produzido e decorado pelas crianças”, contou a profissional.

“Além de brincar durante a confecção do brinquedo, ao utilizá-lo, as crianças estão desenvolvendo a coordenação motora, a atenção e a capacidade pulmonar”, explicou Kely.

O pequeno Isaque Maurício, de 4 anos, gostou tanto da proposta que quis fazer dois brinquedos. “Eu achei muito legal. O meu brinquedo ficou bem bonito, com tinta, adesivos e brilho, e eu vou fazer mais um”, contou a criança.

“O cuidado com a criança envolve também propiciar ambientes seguros e atividades para que ela possa brincar, aprender e fortalecer os laços afetivos com a família e com a equipe”, disse Ronny Rezende, diretor-geral do Hecad.