Goiana é premiada por pesquisa sobre impacto da pandemia em relações familiares
A pesquisa de doutorado da goiana Marcela Alves Andrade foi premiada em concurso nacional de…
A pesquisa de doutorado da goiana Marcela Alves Andrade foi premiada em concurso nacional de artigos científicos promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O estudo, desenvolvido na Universidade Federal de São Carlos (SP), teve como objetivo entender o impacto da pandemia da Covid-19 nas relações familiares e de trabalho.
O estudo analisou aspectos psicossociais de profissionais de diversos setores econômicos, durante 12 meses. Foram aplicados questionários online junto a 1.698 trabalhadores, que abrangiam uma série de aspectos, entre eles o conflito entre trabalho e família.
Entre outros resultados, a pesquisa revelou que pessoas com mais de 60 anos conviveram com conflitos menos acentuados. Em outro extremo, profissionais da Educação, que tinham demandas altas e o medo da contaminação, enfrentaram dificuldades maiores.
Para Marcela, o reconhecimento da pesquisa é um estímulo para a continuidade dos estudos. “É um caminho necessário fazer pesquisa sobre os aspectos psicossociais dos trabalhadores brasileiros, a fim de compreendermos os impactos diretos e indiretos, imediatos e tardios, ocasionados pela pandemia de Covid-19. Muito ainda há por se compreender, muitas hipóteses precisam ser confirmadas, e o único caminho para se alcançar isso é a pesquisa”, concluiu a goiana.
O artigo premiado será divulgado, em breve, em publicação específica do Observatório Nacional da Família.