Goiana que mora na Espanha relata situação com alagamentos em Valência; vídeo
Momento é de desabastecimento, busca por desaparecidos e solidariedade
A goiana Aline Brito, de 28 anos, é uma das moradoras de Valência, no Leste da Espanha, cidade que tem vivido dias de apreensão após alagamentos que afetaram a região. Mais de 150 pessoas morreram e dezenas continuam desaparecidas devido as fortes chuvas e tempestades que tiveram início nesta semana.
Calcula-se que, em poucas horas, caiu o equivalente a um ano de chuva em algumas áreas, provocando grandes enchentes que devastaram cidades inteiras, deixando milhares de pessoas ilhadas. Agora, segundo relatos da goiana, o momento é de desabastecimento de alimentos e água potável, busca por desaparecidos e solidariedade.
Alagamentos em Valência deixam mercados vazios
Morando há 9 anos na Espanha, a fotógrafa goiana relatou ao Mais Goiás que moradores de Valência já sofrem com o desabastecimento de alimentos. “Nós fomos em mercados atrás de água, atrás de carne, estão todos vazios”, afirma.
Mãe de Ben, de apenas 1 mês de vida, a jovem se divide entre a maternidade e voluntariado, na divulgação de pessoas desaparecidas. Ela também faz compras e recolhe doações para pessoas desabrigadas.
Nas redes sociais, Aline mostrou imagens de mercados com prateleiras vazias. Além disso, água potável também tornou-se difícil de encontrar.
Após conseguir encontrar mantimentos para doação, a goiana emocionada desabafou: “Eu não imagino a dor dessas mães. Nessas horas não existe fama, título, rótulo, igreja, nada. Nessa hora todo mundo é gente da gente. Não existe migrante, nada. Se você quiser ajudar, tem muita gente precisando”, disse.
Solidariedade
Em meio ao caos causado pelas chuvas, em Valência muitas pessoas estão tentando ajudar quem perdeu tudo. Em uma rede social uma moradora oferece “Vivo em Valência, ofereço a minha casa para qualquer pessoa que necessite de um banho quente, uma cama ou de um prato de comida …ou simplesmente se precisar de um abraço, estou aqui”, disse.
O que explica a maior tempestade do século na Espanha?
Mais de 158 pessoas morreram e dezenas continuam desaparecidas nas graves inundações que afetaram principalmente a região de Valência, no leste de Espanha.
Em poucas horas, caiu o equivalente a um ano de chuva em algumas áreas, provocando grandes enchentes que devastaram cidades inteiras, deixando milhares de pessoas ilhadas.
Segundo a BBC, em alguns lugares, foram registrados até 445,4 litros de precipitação por metro quadrado.
As chuvas, que chegaram acompanhadas de fortes ventos e tornados, foram causadas por um fenômeno meteorológico conhecido localmente como Depressão Isolada em Altos Níveis (Dana, na sigla em espanhol), que afetou uma grande área do sul e leste do país.
A província de Valência e outras áreas como Castela-La Mancha e Andaluzia, enfrentam inundações catastróficas que interromperam serviços de transporte e deixaram comunidades ilhadas.