SEM ALVARÁS

Goiânia: 3 grandes academias são interditadas por falta de documentação; veja quais

De acordo com a Seplanh, unidades foram notificadas em novembro, mas não atenderam às documentações necessárias

Prefeitura de Goiânia interdita três grandes academias por falta de alvarás

Três grandes academias de Goiânia foram interditadas na noite desta sexta-feira (19) pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh). Os estabelecimentos autuados foram a unidade da Bluefit da Avenida 85, no Setor Bueno; Smart Fit, no Setor Sul; e Skyfit, no Setor Goiânia 2. Juntas, as unidades atendem cerca de 10 mil clientes.

As academias foram notificadas em novembro de 2023 para que regularizassem os seus funcionamentos, mas não apresentaram a documentação exigida. A interdição foi determinada após o acompanhamento das academias por parte da Seplanh, que recebeu denúncias sobre as condições de funcionamento dos estabelecimentos.

Grandes academias não têm documentação para funcionar

As academias são do tipo franquia de rede, com alto volume de frequentadores, mas não possuem os alvarás de Localização e Funcionamento que garantem adequação de acesso, uso do espaço, condições de segurança, higiene e regularidade fiscal. 

De acordo com o gerente de fiscalização de atividades econômicas da Seplanh, André Barros, a documentação exigida é uma forma de garantir a segurança dos usuários das academias. “Os documentos são necessários para verificar as condições de segurança, higiene, proteção contra incêndios, regularidade fiscal e condições para funcionamento das academias”, explicou.

Retomada das atividades depende de regularização dos alvarás

Para voltar a funcionar, as academias deverão regularizar a sua situação junto à Seplanh. O processo de licenciamento da atividade envolve a solicitação do documento de uso do solo, numeração oficial, certificado do corpo de bombeiros, entre outros. Os procedimentos podem ser feitos de forma rápida e virtual, por meio do portal simplificagoiania.com.br e do sistema Empresa Fácil, da Prefeitura de Goiânia.

A Seplanh informou que continuará fiscalizando as academias de ginástica da capital para garantir a segurança dos usuários. O espaço está aberto para que as academias se pronunciem.

Skyfit se pronuncia

A rede de academias SkyFit se pronunciou no Instagram, confira na íntegra:

Mesmo com a documentação em dia, devido a possíveis denúncias anônimas e infundadas, necessário se faz justificar junto a prefeitura. E pelo fato do acontecido se dar as 22h de uma sexta-feira, estaremos fechados temporariamente neste final de semana. O retorno de nossas atividades está previsto para segunda-feira (22). Neste período todos os alunos, independente do plano, estarão liberados para realizar seus treinos nas outras unidades Skyfit de Goiânia.