Goiânia abre vacinação contra sarampo e meningite
A Secretária Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia abriu a campanha de vacinação contra o…
A Secretária Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia abriu a campanha de vacinação contra o sarampo e contra a meningite. As vacinas começaram a ser aplicadas nesta segunda-feira (4) em toda a Capital.
O público alvo da quarta fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo em Goiânia são as pessoas de 20 a 49 anos, independente de já terem recebido alguma dose anterior.
A campanha contra a doença teve início em 2019 e está sendo realizada em etapas. Em outubro a imunização voltou-se para crianças de seis meses a menores de cinco anos; em novembro, a segunda fase contemplou jovens de 20 a 29 anos.
Em fevereiro e março de 2020, a terceira fase priorizou crianças e jovens de cinco a 19 anos.
Polyana Braga, gerente de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, diz que nesta quarta fase todas as pessoas na faixa etária de 20 a 49 anos devem se vacinar. “Essa quarta fase é indiscriminada, ou seja, independente do número de doses anteriores, todas as pessoas de 20 a 49 anos receberão uma dose extra, ao contrário das fases anteriores, quando a vacinação foi seletiva, ou seja, somente para os casos de atualização do cartão vacinal ou para iniciar esquema conforme necessidade”.
Meningite
Além da campanha contra o sarampo, a prefeitura disponibiliza, a partir desta segunda-feira, a vacina Meningo ACWY (conjugada), que protege a população contra meningite e infecções generalizadas causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.
A Meningo ACWY é indicada para adolescentes de 11 e 12 anos de idade.
Neste caso, a nova vacina vai substituir, nos adolescentes, a meningo C que é oferecida na rede pública, aumentando a imunização contra os outros três tipos de sorologia. Em crianças menores de cinco anos, ainda será aplicada a meningo C, com doses aos 3 meses, 5 meses e reforço aos 12 meses.
Outras vacinas contra meningite
É importante lembrar que outras vacinas previstas no Calendário Básico de Vacinação e disponibilizadas pelo SUS também protegem contra vários agentes causadores de meningite. São elas: BCG (meningite tuberculosa), a tríplice Viral (meningite por sarampo e caxumba), a pentavalente (meningite por Haemofilos influenza e b em crianças abaixo de 5 anos), meningocócica C conjugada e pneumocócica10.
A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos como bactérias vírus, parasitas e fungos, ou, ainda, por processos não infecciosos. A Secretaria Municipal de Saúde recebeu 3.200 doses da vacina Meningo ACWY.
Locais de vacinação
*Laylla Alves é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Hugo Oliveira