Difícil respirar

Goiânia amanhece coberta por nuvem de fumaça após ventania da madrugada

Fumaça se espalhou com velocidade maior depois que uma forte ventania que aconteceu por volta das 2h da madrugada deste domingo

A exemplo do que já se observa em outras regiões do Brasil, Goiânia amanheceu neste domingo (25) coberta por uma nuvem densa de fumaça proveniente de queimadas, que não só atrapalha o goianiense a respirar, como também leva sujeira e incômodo às residências.

Essa fumaça se espalhou com velocidade maior depois que uma forte ventania que aconteceu por volta das 2h da madrugada deste domingo.

“Gente, Goiânia está com cenário apocalíptico nesse domingo”, disse no X (antigo Twitter) a psicóloga Jéssica Amorim. “Bom dia pra quem não dormiu em Goiânia pq a fumaça das queimadas não deixaram”, disse uma outra pessoa na rede social. A designer Ana Júlia Batista fez a mesma reclamação: “Parece neblina mas é fumaça. aqui em Goiânia tá insalubre pra respirar com esse tempo seco e queimadas”.

A Triunfo Concebra, concessionária que administra a BR-153, emitiu alerta aos motoristas que costumam trafegar pela rodovia: “há incidência de neblina, por isso reduza a velocidade, mantenha o farol baixo aceso e distância de segurança do veículo a frente”.

Queimadas
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre o dias 23 (sexta-feira) e 25 (domingo), houve 203 focos de queimadas em Goiás. Chama atenção o fato de que 31,5% deles ocorreram no município de Chapadão do Céu.

A maioria foi registrada nas regiões sul e sudoeste de Goiás: Rio Verde (11,3%), Mineiros (6,9%), Morrinhps (6,9%), Itajá (5,9%), Água Fria (4,4%), Caiapônia (3,4%), Palmeiras de Goiás (3%) e Alto Paraíso (2%).