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Goiânia: BRT Norte-Sul inicia operações neste sábado (31), após 9 anos de obras

Após inúmeros adiamentos, enfim, trecho 2 do BRT é destravado e operação tem ínicio

O BRT Norte-Sul entrou em operação na madrugada deste sábado (31), após 9 anos de obras. De acordo com a Prefeitura de Goiânia, a previsão é de realizar 1,2 milhão de viagens por mês, pelo valor subsidiado de R$ 4,30. O corredor exclusivo para o transporte coletivo recebeu investimento municipal de R$ 319 milhões e possui 29,6 km de extensão, cinco linhas exclusivas e 121 continuadas, ligando o Terminal Recanto do Bosque, na região Noroeste da capital, até Aparecida de Goiânia.

A primeira passageira a embarcar no BRT Norte-Sul foi Maria Aparecida Feitosa, de 60 anos, que é moradora do Recanto do Bosque e trabalha como porteira em um prédio em frente à Praça Cívica. Usuária do sistema, ela faz o trajeto há 25 anos. “. Estou muito feliz de ser a primeira passageira do BRT. Agora vou poder seguir viagem com mais rapidez e conforto”, disse. Segundo o paço, o ganho de tempo será de pelo menos 30% em relação às viagens convencionais.

BRT Norte-Sul tem frota com 10 veículos elétricos

Os ônibus que integram o sistema do BRT fazem parte da nova frota da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), que inclui dez veículos elétricos do modelo Super Padron, 100% nacional, com ar-condicionado, carregador de celular e Wi-Fi. O sistema é estruturado no modelo tronco-alimentado da RMTC.

O motorista responsável por levar os primeiros passageiros do novo eixo de transporte foi Leandro Cândido, de 41 anos. Condutor do sistema há cinco anos, ele explica que todos os funcionários passaram por treinamento para operar os novos ônibus. “É um veículo com bastante conforto e segurança. É uma emoção muito grande ser o primeiro motorista a operar no BRT, um sonho de qualquer motorista estar nessa primeira viagem de um sistema aguardado a tanto tempo”, disse.

As linhas semiexpressas do BRT atenderão o tramo Sul e permitirão viagens mais rápidas, com uma velocidade média de 26 km/h, contra 22 km/h das linhas paradoras. Por exemplo, uma viagem entre o Terminal Veiga Jardim e o Terminal Paulo Garcia será 8 minutos mais rápida pela linha expressa NS2 em comparação com a NS1. A operação dessas linhas será otimizada para maior fluxo de passageiros, com retornos sem paradas no sentido de contrafluxo.