Goiânia começa a implantar conversão à direita no trânsito com sinal fechado; saiba onde
Objetivo é dar maior fluidez e evitar retenções no trânsito
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A prefeitura de Goiânia começa a implantar conversão à direita com o sinal fechado em cruzamentos da capital, a partir da próxima terça-feira (14), com intervenções em quatro cruzamentos da cidade, de um total de 15 já mapeados pela Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET). O objetivo é dar maior fluidez e evitar retenções no trânsito.
Os primeiros pontos já definidos estão: no cruzamento da Avenida T-7 com a Avenida C-4, no Jardim América; Avenida Pires Fernandes com Avenida Tocantins, no Setor Aeroporto; Avenida Independência com a Rua do Contorno, Centro; e na Avenida 3ª Radial com a Rua 1.015, no Setor Pedro Ludovico.
A conversão à direita é uma das inovações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Ela está prevista na Lei nº 14.071/20, que possibilita ao condutor fazer a manobra mesmo diante de sinal vermelho do semáforo. É necessário, contudo, que haja sinalização específica no local da mudança, para dar segurança tanto ao motorista como aos pedestres.
A conversão à direita já foi implantada nos cruzamentos da Avenida Anhanguera com a Raposo Tavares, no Bairro Capuava; Avenida Perimetral com a Avenida Noroeste, no Jardim Nova Esperança; e na Avenida Goiás Norte com a Avenida Oeste, no Setor Norte Ferroviário.
Para melhor adaptação dos motoristas e certificar a segurança dos pedestres, equipes da Secretaria de Engenharia de Trânsito estarão nos cruzamentos nos primeiros 30 dias de implantação.
De acordo com a SET, a identificação dos cruzamentos com perfil para a direita livre se deu após estudos de tráfego, que avaliaram as condições de trânsito da capital. Além do cumprimento rigoroso das leis de trânsito, como a velocidade máxima permitida pela via, os motoristas deverão ter atenção às demais normas para permanência da direita livre.
“Nos cruzamentos onde a conversão à direita é permitida, a preferência é do pedestre. Por isso, é necessário que os motoristas reduzam a velocidade durante a conversão para evitar acidentes. Além disso, é importante se atentar aos sinais luminosos, não obstruir ou impedir a passagem do trânsito transversal e se atentar para a travessia de ciclistas”, pontua o titular da Secretaria de Engenharia de Trânsito, Tarcísio de Abreu.
Compromisso de campanha de Mabel durante a campanha eleitoral, a conversão à direita, segundo ele, melhora o fluxo de veículos nas vias, com baixo investimento e com resultados positivos já comprovados em locais em que o sistema já foi implantado. O prefeito assegura que todos os pontos serão sinalizados com placas indicativas específicas, de fácil visualização, além da realização de campanhas educativas.
A SET informa que o pedestre tem prioridade. Por isso, há previsão de campanhas de conscientização, educação e fiscalização no trânsito para respeito à faixa de pedestres e proteção aos deslocamentos a pé em toda a cidade.
“Na Nova Mobilidade, estamos estudando os cruzamentos mais adequados a esse tipo de conversão livre à direita, sem perder o foco na segurança dos pedestres, mas ao mesmo tempo reduzindo o tempo parado de forma desnecessária para os veículos no trânsito. Essa ação reflete a necessidade de evolução de consciência de uma cidade em crescimento, como Goiânia, promovendo um trânsito mais organizado e seguro para todos”, explica o prefeito Sandro Mabel.
Pontos mapeados pela SET:
- Avenida T-7 com a Avenida C-4
- Avenida Pires Fernandes com Avenida Tocantins
- Avenida Independência com a Rua do Contorno
- Avenida 3ª Radial com a Rua 1.015
- Avenida Milão com a Rua das Orquídeas
- Avenida T-9 com a Rua Flemington
- Avenida T-9 com Avenida Afonso Pena
- Avenida Rio Verde com Avenida Antônio Fidelis
- Avenida T-4 com Avenida Rui Barbosa
- Praça Santos com Avenida C-206
- Avenida Independência com Rua 6-A
- Avenida Portugal com Avenida T-8
- Avenida Marechal Rondon com Avenida Rio Branco
- Rua do Chumbo com Rua Cariri
- Avenida Dom Emanuel com Rua do Cristal
Benefícios esperados:
A implantação da direita livre, em cruzamentos com semáforo com sinal vermelho, tem sido aplicada em algumas cidades e pode trazer vários benefícios:
- Aumento da fluidez do trânsito
- Permite que veículos realizem a conversão sem precisar esperar pelo sinal verde, reduzindo filas em cruzamentos movimentados.
- Melhora a eficiência em vias com alto fluxo de veículos que realizam conversões à direita.
- Redução do tempo de viagem
- Motoristas economizam tempo ao não precisar esperar desnecessariamente. Esse ganho é especialmente relevante em horários de pico, quando os cruzamentos ficam mais congestionados.
- Menor consumo de combustível e emissões de poluentes
- Com menos tempo parado em semáforos, há uma redução no consumo de combustível. Menos tempo ocioso do motor implica em menores emissões de poluentes, contribuindo para a sustentabilidade ambiental.
- Redução de congestionamentos locais
- O tráfego na faixa de conversão à direita é redistribuído, reduzindo acúmulos em alguns cruzamentos críticos.
- Melhoria na circulação de ônibus e transporte público
- Os ônibus também podem se beneficiar da direita livre, garantindo que sigam viagem com mais rapidez.
Intervenções
A primeira intervenção no trânsito de Goiânia para melhorar a fluidez do trânsito, nos primeiros 100 dias da gestão, foi implantada no dia 2 de janeiro, com o lançamento do Programa de Desobstrução de Vias Arteriais, tendo como corredor piloto a Avenida Jamel Cecílio, no Jardim Goiás.
No ato, Mabel participou da retirada do semáforo no cruzamento da Jamel Cecílio com a Rua PL-4. O programa prevê a expansão para 250 quilômetros de vias ao longo de 18 meses, dentro de uma política pública moderna e integrada. O objetivo da prefeitura é desobstruir 100 quilômetros de vias em dez corredores prioritários, incluindo as avenidas 24 de Outubro, Independência, Castelo Branco e T-10.
A circulação de motos em corredores de ônibus também já está em operação desde o dia 6 de janeiro, em mais uma medida para melhorar o fluxo de veículos. O trânsito de motociclistas nas faixas exclusivas de ônibus está permitido nas avenidas 85, T-63, T-9, T-7/Assis Chateaubriand e Universitária/Rua 10.
A permissão prevê regras rigorosas, como a proibição de embarque e desembarque de passageiros nos corredores de ônibus. Já a entrada nos corredores só será permitida em faixas seccionadas ou cruzamentos. As intervenções integram o Novo Plano de Mobilidade de Goiânia do prefeito Sandro Mabel, que visa reorganizar o fluxo viário, reduzir congestionamentos e promover um transporte mais eficiente.