Goiânia confirma primeiro caso de raiva em morcego de 2023
O animal foi encontrado em uma casa do Setor Leste Universitário, por um morador
A Vigilância em Zoonoses de Goiânia confirmou o primeiro caso de raiva em morcego de 2023 na capital. O animal foi encontrado em uma casa do Setor Leste Universitário, por um morador. Ele contatou o Centro de Zoonoses de Goiânia para relatar que encontrou o animal morto.
De acordo com Murillo Reis, diretor da Unidade de Vigilância em Zoonoses, é recomendado que a população não manuseie animais encontrados mortos e que acione as autoridades sanitárias para o devido recolhimento.
Essa medida é crucial tanto para a investigação da causa da morte quanto para a notificação de possíveis doenças.
Raiva animal
Embora o vírus da raiva seja comum em morcegos, o registro em felinos é incomum, visto que o último caso foi relatado em 2014. No ano passado, houve o registro de um gato com raiva na região Norte da capital e dois morcegos com a doença.
Para conter a disseminação da doença, a Diretoria de Vigilância em Zoonoses realizará uma busca ativa no Setor Universitário para a vacinação de animais. Podem se vacinar contra raiva cães e gatos com mais de três meses.
A campanha antirrábica da cidade ocorre normalmente em setembro, mas os pontos de vacinação animal estão disponíveis durante todo o ano. Os interessados podem vacinar seus cães e gatos com mais de três meses de idade na Escola de Veterinária da Universidade Federal de Goiás (UFG), no Centro de Zoonoses e no Centro de Bem-Estar Animal, localizado no Setor Balneário Meia Ponte.