Goiânia: Criança morde conselheiro tutelar ao ser retirada de mãe que usava filhos para pedir dinheiro
Mãe foi conduzida à uma delegacia e as crianças, de 3, 6 e 8 anos, incluindo a que mordeu o conselheiro, seguem na Casa da Acolhida

O conselheiro tutelar da região Noroeste de Goiânia, Paulo Wanderson Nogueira, foi mordido por uma criança enquanto atendia uma ocorrência de uma mãe que estaria usando os três filhos para pedir dinheiro nas ruas. Segundo o profissional, a mãe é deficiente visual e vive em situação de vulnerabilidade social com os filhos de 3, 6 e 8 anos, mas se negou a ir para um abrigo, onde poderia receber melhores condições de atendimento
“A mãe e as crianças chegaram até nós por volta das 14h (de sexta-feira, 04). Elas estavam em estado debilitado, visivelmente sujas, descalças e com fome. Nossa primeira ação foi alimentá-las na unidade e tentar convencer a mãe a ir para um abrigo, onde ela poderia ficar com as crianças, mas ela recusou. Então eu tive que fazer o acolhimento devido a situação de risco, visto que nenhum familiar que a gente entrou em contato quis acolher as crianças”, relatou Paulo.
A situação se agravou quando uma das crianças saiu correndo em direção a uma avenida movimentada: “Nessa hora, com a criança ainda no meio da avenida correndo risco de ser atropelada, tivemos que buscar ela e levar de volta para a unidade. Aí ela começou a chorar, arranhar e morder e a demonstrar agressividade”, explicou Paulo.
A mãe também demonstrou agressividade e tentou agredir os conselheiros. Foi necessário acionar a Guarda Civil Metropolitana e a Polícia Militar para auxiliar na condução das crianças ao abrigo. A mulher foi conduzida à delegacia e as crianças seguem na Casa da Acolhida.
“Elas têm uma forte afinidade com a mãe, mas o que nos levou ao afastamento foi a falta de aceitação da aplicação de medidas que garantissem segurança. Esperamos que ela busque tratamento e acompanhamento adequado para cuidar melhor dos filhos”, concluiu o conselheiro tutelar da região noroeste de Goiânia, Paulo Wanderson.