ALTO FLUXO

Goiânia é a 4ª cidade que mais recebeu pacientes com covid de outras cidades em 2020

O artigo publicado hoje (21) na Scientific Reports se baseia em dados de Infecções Respiratórias Agudas

Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás

Um estudo publicado nesta segunda (21) mostra que Goiânia foi uma das cidades brasileiras com o maior fluxo de pacientes de Covid-19 provenientes de outros municípios em 2020. De acordo com o levantamento, publicado na revista Scientific Reports e assinado por quatro cientistas brasileiros, a capital goiana recebeu pacientes de 258 cidades ao longo do período levantado, “um número significativo de doentes graves teve de migrar para cidades maiores” e, eventualmente, uma boa parte teve o óbito registrado ali.

O artigo se baseia em dados de Infecções Respiratórias Agudas e revela que São Paulo foi a cidade “com maior afluência de doentes não residentes”, tendo recebido doentes de 464 diferentes cidades de todo o Brasil. Logo em seguida está Belo Horizonte, que recebeu de 351 cidades; Salvador, 332; e Goiânia, com quase 260 cidades. Em quinto está Teresina, que recebeu infectados de 225 cidades.

Conforme o estudo, o influxo de pacientes recebidos por uma cidade está “significativamente correlacionado com o número de leitos disponíveis na UTI”. “Isso indica que as cidades que estavam altamente ligadas à rede do sistema de saúde, quer recebendo ou enviando pacientes para outras cidades, também sofreram um número mais elevado de mortes por Covid-19”, afirma a publicação.

“Portanto, como resultado do efeito bumerangue, um número significativo de doentes graves teve de migrar para cidades maiores e, eventualmente, uma fracção elevada deles pereceu ali”, informa.