Goiânia é a 6ª melhor melhor cidade para investir no comércio, diz estudo
Um estudo produzido pela Urban Systems, empresa especializada em análise de dados demográficos em mapas…
Um estudo produzido pela Urban Systems, empresa especializada em análise de dados demográficos em mapas digitais, classificou Goiânia como a 6ª cidade do Brasil, entre 100, com condições mais favoráveis para se investir no comércio. O estudo Melhores Cidades para Fazer Negócios, que leva em conta a análise o desempenho de segmentos comerciais e industriais, colocou a capital goiana na frente de lugares como Brasília (DF), Guarulhos (SP), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT) e Curitiba (PR).
Conforme a Urban Systems, responsável pelo estudo, o objetivo é avaliar as cidades brasileiras mais atrativas para o desenvolvimento de negócios, considerando os seguintes seguimentos: educação, comércio, serviços, indústria, mercado imobiliário/construção civil e agropecuária. Ainda segundo a empresa, o ranking dos municípios trazido no levantamento traduz “informações relevantes quanto a demanda, oferta, crescimento do setor, infraestrutura e capital humano relativos a cada um desses eixos analisados”.
O ranking das 100 cidades foi calculado levando-se em conta o Índice de Qualidade Mercadológica (IQM) que, segundo a Urban Systems, “serve de parâmetro para a qualificação de um determinado mercado, sintetizando variedade de informações populacionais, comerciais, urbanísticas, econômicas e infraestruturais”.
Segmentos e cidades
Na categoria comércio, Goiânia obteve a sexta posição, com um IQM de 5.429. A capital ficou atrás de Baueri (SP), que ficou em primeiro lugar com um IQM de 6.218, Hortolândia (SP), Macaé (RJ), Manaus (AM) e Florianópolis (SC).
Na categoria serviços, Goiânia ficou em 33º lugar. No segmento mercado imobiliário, a cidade ficou em 7º e no de educação, em 9º. Já no segmento industrial, aparecem Catalão, em 37º; Senador Canedo, em 78º e Anápolis, em 93º.
No agronegócio, as cidades goianas classificadas foram Catalão, em 39º entre 100, Águas Lindas, em 61º, Anápolis, em 71º e Goiânia, em 92º.