IMUNIZAÇÃO

Goiânia e Aparecida ampliam vacinação da bivalente contra Covid para pessoas de 60 anos

As duas cidades já vacinaram aproximadamente 15 mil pessoas desde o dia 27 de fevereiro

Goiânia e Aparecida de Goiânia deram início, nesta segunda-feira (6), a vacinação contra Covid-19 com a Pfizer Bivalente em pessoas com 60 anos ou mais. Podem se imunizar aqueles que receberam, ao menos, duas doses de vacinas contra o novo coronavírus há quatro meses.

O imunizante, que também é destinado neste momento a imunossuprimidos, indígenas, ribeirinhos e quilombolas acima de 12 anos, protege contra variantes diversas, inclusive, a ômicron. Para vacinar, basta procurar salas da vacinação de uma das suas cidades com o RG ou certidão de nascimento e cartão SUS ou CPF.

No caso de imunossuprimidos, também é preciso laudo médico. Já os menores de 18 anos devem ir com algum responsável.

Segundo a secretaria municipal de Aparecida, a cidade recebeu 5.376 doses do imunizante bivalente da Pfizer do Ministério da Saúde e que foram repassadas pelo governo do estado. Até esta segunda, 2.373 doses já tinham sido aplicadas. Goiânia, por sua vez, aplicou 12.214 doses da bivalente até sexta-feira (3). O município já recebeu mais de 41 mil imunizantes.

Vale citar, a fase anterior contemplou idosos com 70 anos ou mais e teve início no último dia 27 de fevereiro.

Campanha nacional de vacinação

Vale lembrar, a primeira dose da bivalente foi aplicada no lançamento da campanha nacional de vacinação do Ministério da Saúde. O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) aplicou o imunizante no presidente Lula (PT), em Brasília.

O presidente, durante o discurso, pediu às pessoas que não acreditassem em negacionismos e defendeu que se imunizar é gesto de responsabilidade. “Não querer tomar vacina é direito de qualquer um, mas tomar vacina é gesto de responsabilidade, muita garantia que você vai passar para sua família”, declarou.

“Na hora que vocês verem um aviso, verem na televisão, que está dando vacina no bairro de vocês, na vila de vocês, pelo amor de Deus, não sejam irresponsáveis. Se tiver vacina, vai lá tomar vacina. A vacina é uma garantia de vida. Por isso, hoje tomei a quinta vacina, se tiver a sexta vou tomar a sexta, se tiver a sétima vou tomar”, completou.

Um dia depois foi a vez do governador Ronaldo Caiado (União Brasil). Em Goiás, desde o começo da campanha, os 246 municípios estão abastecidos com o imunizante que protege também contra a variante Ômicron e suas subvariantes.