Goiânia e região terão ônibus grátis no domingo de eleição (6/10)
A gratuidade também vale para Goiânia e Aparecida caso tenham segundo turno no dia 27 de outubro
Goiânia e região metropolitana terão ônibus grátis no próximo domingo de eleição (6/10). A medida, válida para este primeiro turno das eleições municipais, também será estendida ao segundo turno, em Goiânia e Aparecida.
As duas cidades têm possibilidade de segundo turno, assim como Anápolis. Segundo a Justiça Eleitoral, somente nessas três cidades poderá haver 2º turno, caso nenhum candidato consiga mais da metade dos votos válidos. Nessas eleições o eleitor vai votar para escolher prefeito e vereador.
Como vai funcionar o sistema de ônibus grátis no domingo de eleição em Goiânia
Conforme expõe a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), será mantida a planilha horária de dia útil e o horário de funcionamento do transporte público no domingo de eleição será das 4:30h às 00:30h.
Os usuários deverão acessar o serviço por meio da catraca e realizar a validação normalmente. Esta, porém, não será cobrada.
Primeiro turno terá recorde de eleitores e de candidatos
O primeiro turno das eleições municipais, neste domingo, em Goiás, terá recorde de eleitores aptos a votar e de candidatos aptos a concorrer.
No estado foram 19.967 candidaturas julgadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) para o pleito do próximo domingo. O tribunal aprovou 18.950 candidaturas, sendo 616 para o cargo de prefeito e 17.785 para vereador, nos 246 municípios goianos. Os números configuram recorde.
A capital Goiânia tem a maior contagem de eleitores ativos, mais de 1 milhão, seguida de Aparecida de Goiânia, com 345.367 votantes aptos, e Anápolis, com 262.660 habilitados.
Por meio do painel de estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitor pode verificar o número, a situação e o cargo do candidato, além de acompanhar a situação do registro (deferido, deferido com recurso, indeferido, ou indeferido com recurso).
Goiânia terá mais vereadores
A Câmara de Goiânia aprovou no ano passado o aumento de 35 para 37 o número de vereadores da capital. A mudança é determinada por emenda à Lei Orgânica aprovada, em turno definitivo, em julho de 2023. O aumento no número de cadeiras já vale para a próxima legislatura, em 2025.
A justificativa da casa legislativa foi de que se trata de uma adequação à Constituição Federal, que condiciona a quantidade de parlamentares à população das cidades. Segundo o último Censo do IBGE, Goiânia tem 1 milhão e 437 mil habitantes.