IMUNIZAÇÃO

Goiânia inicia aplicação de 2ª dose de vacinas contra Covid-19

Um total de 63.433 pessoas, entre profissionais de saúde e idosos, receberam a primeira dose contra covid-19 na capital

A cidade de Goiânia iniciou, na manhã desta segunda-feira (15), a aplicação da 2ª dose de vacinas contra Covid-19. (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)
A cidade de Goiânia iniciou, na manhã desta segunda-feira (15), a aplicação da 2ª dose de vacinas contra Covid-19. (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)

A cidade de Goiânia iniciou, na manhã desta segunda-feira (15), a aplicação da 2ª dose de vacinas contra Covid-19. Profissionais de saúde e idosos estão entre os grupos que receberão os imunizantes. Desde o início da campanha, em janeiro de 2021, a capital já imunizou 63.433 pessoas.

Até a manhã desta segunda (15), 50.605 profissionais da saúde foram imunizados com a primeira dose. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, também foram vacinados: 769 idosos que vivem em abrigos; 1.866 idosos acamados acima de 60 anos e 10.193 idosos acima de 85 anos.

Em entrevista coletiva, o titular da pasta, Durval Pedroso, informou que a segunda dose é necessária para que a eficácia de produção de anticorpos seja atendida. “Essas pessoas estão caminhando para a etapa final da imunização, ou seja, foram vacinadas com a primeira dose e recebem a dose de reforço. A partir da segunda dose consideramos a pessoa imunizada e com segurança”, salientou.

(Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)

Ampliação de grupos

De acordo com Durval, Goiânia ainda tem cerca de 3 mil doses de vacinas contra a Covid-19 em estoque. A expectativa é que novo cronograma de vacinação para idosos com idades acima dos 84 anos seja anunciado nas próximas 48h.

(Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)

“Existe uma perspectiva de que o público-alvo seja reduzido em um ano. Como vacinamos acima de 85 anos, cogitamos agora vacinar idosos a partir de 84 anos. Esse grupo possui cerca de 2,5 mil pessoas em Goiânia, mais ou menos a mesma quantidade de doses ainda restantes”, disse.

Ainda segundo o secretário, todas as pessoas vacinadas terão a segunda dose do imunizante. “Esse grupo já tem a segunda dose reservada. A vacinação é sempre feita com a garantia da segunda dose”.

Primeiras doses

Em 20 de janeiro, teve início a aplicação das 30.160 doses iniciais da Coronavac. A definição do público-alvo considerou critérios de exposição à infecção, maiores riscos para agravamento e óbito pela doença. Assim, a primeira fase da campanha estabeleceu a imunização dos trabalhadores de saúde e idosos residentes em instituições de longa permanência. O município possui cerca de 77.383 pessoas do primeiro grupo e 780 do segundo.

No dia 26 do mesmo mês, foram recebidas mais 23.055 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca. A remessa foi destinada aos trabalhadores de saúde atuantes nos Hospitais; Unidades de Pronto Atendimento (UPAs); Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergências (Siate); Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e consultórios/laboratórios.