"Só uma picadinha"

Goiânia inicia troca da ‘gotinha’ contra poliomielite por vacina injetável

Medida atende recomendação do Ministério da Saúde (MS) e diz respeito às doses de reforço que ainda eram de gotinhas

Goiânia iniciou a troca da ‘gotinha’ contra poliomielite por vacina injetável. A substituição atente orientações do Ministério da Saúde. Com isso, desde segunda-feira (23/9), todas as salas de vacinação não mais administram a vacina por via oral (VOP).

Diante da mudança, profissionais agora aplicam a vacina inativada poliomielite (VIP), que já é utilizada na imunização de crianças aos 2, 4 e 6 meses de vida, conforme o Calendário Nacional de Vacinação. O reforço com gotinha era feito aos 15 meses e também aos quatro anos. Agora, com a VIP administrada aso 15 meses, a antiga dose feita aos 4 anos torna-se dispensável.

De acordo com decisão do Ministério da Saúde, a substituição da vacina VOP foi baseada em evidências que mostram que a vacina inativada é mais eficiente e segura. “A vacina injetável apresenta menor risco de infecção porque usa vírus inativado, morto, e a VOP utiliza um vírus atenuado, que, em casos raros, pode causar doença”, explica a responsável pela Vigilância em Saúde da capital, Marília de Castro.

Mudança de ‘gotinha’ para agulha contra Poliomielite já tinha sido anunciada em 2023

A mudança nas vacinas já havia sido anunciada pelo Ministério da Saúde em julho de 2023. E a data para o fim da implementação no novo formato vacinal em todo o país é até 4 de novembro.

As doses da VOP já foram recolhidas das salas de vacinas da rede e serão enviadas ao Estado. “Somando com as doses que tínhamos na rede de frios, devemos devolver um total de 47.340 doses do imunizante”, informa a titular da Imunização da Saúde, Tulyanne Alves.

Vacina contra poliomielite: pais serão informados nas salas de vacinação

A partir de agora, pais e responsáveis que levarem seus filhos para receber a vacina contra poliomielite nas salas de vacinação da rede da saúde, vão ser informados do novo formato vacinal:

  • 2 meses: 1ª dose injetável (VIP);
  • 4 meses: 2ª dose injetável (VIP);
  • 6 meses: 3ª dose injetável (VIP);
  • 15 meses: dose de reforço injetável (VIP).