Goiânia inicia vacinação de pessoas acima dos 67 anos, neste sábado
Goiânia começa a vacinar contra a Covid-19, neste sábado (27), idosos acima de 67 anos,…
Goiânia começa a vacinar contra a Covid-19, neste sábado (27), idosos acima de 67 anos, bem como a segunda dose para aqueles com mais de 80 anos. A imunização ocorre por meio de três postos drive-thru, das 8h às 17h, e precisa ser agendada pelo aplicativo “Prefeitura 24 Horas”.
Na ocasião, o idoso deve ter em mãos cópias do RG, CPF e comprovante de residência – e comprovante da primeira vacinação, no caso de segunda dose. “Queremos deixar claro que o agendamento da segunda dose também deve ser feito pelo aplicativo. É muito importante que esses idosos tomem o reforço para assim garantir a imunização contra a doença”, reforça o superintendente em Saúde, Yves Mauro Ternes.
Os postos na modalidade drive-thru são: Shopping Passeio das Águas (Avenida Perimetral Norte, 8303 – Fazenda Caveiras. Acesso exclusivo pela entrada da Av. Perimetral); Pontifícia Universidade Católica de Goiás – Área 1 (Rua 235, 722 – Setor Leste Universitário); e Shopping Cerrado (Av. Anhanguera, 10.790 – Setor Aeroviário).
Segundo dados da secretaria de Saúde de Goiânia, nesta tarde de sexta (26), já receberam a primeira dose 150.100 moradores da capital. Já a segunda foram 51.626, totalizando 201.726 aplicações.
Plano Nacional de Vacinação
Ao todo, o Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 possui cinco fases. Na primeira, receberam a imunização profissionais de saúde que atuam diretamente no tratamento da Covid-19, idosos que vivem em asilos e seus cuidadores, e indígenas.
Ainda na primeira, mas após estes, guardas municipais, agentes funerários, equipes da Fundação de Ação Social (FAS) e estudantes de cursos de Saúde que fazem estágio na área. Já na segunda, entram os idosos que não vivem em asilos (começando pelos com mais de 80, depois de 79 a 75; 74 a 70; 69 65; e 64 a 60), além dos presos e agentes carcerários.
Na terceira é a vez das pessoas cujos problemas de saúde podem agravar o quadro da Covid-19 e os moradores de rua. Já na quarta, trabalhadores dos serviços essenciais serão imunizados. Na quinta e última, os demais.