Inclusão

Goiânia institui Núcleo de Educação Bilíngue de surdos

O objetivo da SME é efetivar ainda neste ano a primeira escola Bilíngue (Língua Portuguesa e Libras) para atender as crianças e estudantes surdos

Um decreto assinado nesta semana pelo secretário municipal de Educação de Goiânia, Danilo de Azevedo, instaurou na capital a estruturação do Núcleo de Educação Bilíngue de Surdos (NEBS). O objetivo da SME é efetivar ainda neste ano a primeira escola Bilíngue (Língua Portuguesa e Libras) para atender as crianças e estudantes surdos. A pasta está busca agora estabelecer um convênio com a Associação de Surdos, para que as ofertas de vagas iniciem em breve.

A iniciativa ocorre por uma edição ordinária da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 2021, que torna a educação bilíngue para surdos uma modalidade. Atualmente, os surdos são atendidos em escolas regulares de ensino com suporte do intérprete de Libras, assim como regulamentam os documentos da legislação.

Com inabilidade auditiva de acima de 41 decibéis e comprovação de audiometria, os alunos recebem auxílio de um profissional para traduzir para Língua de Sinais.

A meta do núcleo é avaliar, acompanhar e aprimorar os processos de desenvolvimento e aprendizagem das crianças e estudantes surdos matriculados na Rede Municipal de Educação de Goiânia.