TESTAGEM | CORONAVÍRUS

Goiânia já realizou mais de 240 mil testes para a Covid-19

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que vai continuar realizando os levantamentos na população para identificar os casos positivos

Goiás investiga cinco possíveis casos de reinfeção de Covid-19
Goiás investiga cinco possíveis casos de reinfeção de Covid-19

A prefeitura de Goiânia já realizou mais de 240 mil testes de coronavírus (Covid-19) desde o início da pandemia. Além de testagens nas unidades de saúde da capital, de pacientes com sintomas e de quem teve contato com pacientes contaminados, houve também os inquéritos populacionais e as testagens ampliadas de antígeno na população.

No total, 109.407 pessoas realizaram o de antígeno, tanto nas modalidades drive-thru, pedestre, como nas coletas domiciliares. Outros 100.287 testes foram feitos nas unidades de saúde para identificar o vírus, além de 33.447 testes de anticorpos para identificar quem teve ou não a doença, que foram feitos por meio dos inquéritos populacionais.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que vai continuar realizando os levantamentos na população para identificar os casos positivos e encaminhar, de maneira rápida e eficiente, aqueles que precisam para tratamento. A SMS afirmou que o objetivo é quebrar a cadeia transmissão de covid-19 em Goiânia.

“Desde o início da pandemia nossa meta foi salvar vidas, por isso, não medimos esforços para testar o máximo de pessoas possível. Com os testes temos a oportunidade de retirar de circulação aquelas pessoas que não apresentam sintomas, evitando assim que passem o vírus para outras, e encaminhar para tratamento quem precisa. Somos uma das únicas capitais a utilizar a modalidade de antígeno, onde o resultado sai em poucos minutos e isso faz a diferença no controle da doença. A testagem tem, sem dúvida nenhuma, refletido na queda dos números de internações e óbitos”, disse a secretária de Saúde, Fátima Mrué.

Vale ressaltar que até este domingo (22) 74.713 casos foram confirmados e, 1.895 pessoas morreram por causa da doença, na capital.

*Com informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia