EXPECTATIVA

Lojistas da região da 44 preveem queda de 40% nas vendas no Dia das Mães, por culpa de ambulantes

Já o Sindicato do Comércio Varejista do Estado de Goiás (Sindilojas-GO) projeta um aumento de 5% nas vendas

Goiânia: lojistas da 44 estão pessimistas com vendas no Dia das Mães por causa de ambulantes (Foto: AER44)

Com colaboração de Domingos Ketelbey

Os lojistas da Região da 44, em Goiânia, temem que ocorra queda nas vendas no Dia das Mães, segunda melhor data do comércio, devido à “invasão dos ambulantes”. Presidente da Associação Empresarial da Região da Rua 44 (AER44), Lauro Naves, afirma que 2 mil empregos foram perdidos em 2023.

Segundo Lauro, os dados são de levantamento recente feito junto a lojistas e gestores de galerias e shoppings do local. “Infelizmente, os lojistas estão temerosos com as vendas para essa que é a segunda melhor dada do ano para o nosso comércio, o Dia das Mães.”

De acordo com ele, a nossa expectativa é de haver queda entre 30% e 40%. O presidente afirma que os ambulantes, além de ocupar calçadas, também obstruem a entrada de lojas, galerias e shoppings. “Com isso, nós estamos tendo um clima de grande tensão o tempo todo na 44 e isso está prestes a explodir.”

Cássio Lima de Souza é lojista na região desde 2016. Segundo ele, houve aumento significativo de ambulantes daquele ano para cá. Ele corrobora o temor de queda nas vendas no período aquecido. Tanto ele, quanto o presidente Lauro e outros trabalhadores cobram uma fiscalização mais ativa da prefeitura.

Em nota, a secretaria municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh) informou que realiza ações de fiscalização em toda a capital com o objetivo de coibir o comércio irregular (informal) de mercadorias e produtos e a ocupação do passeio público, conforme determina o Código de Posturas do Município. “As ações de fiscalização têm sido realizadas, inicialmente, com o intuito de orientar esses ambulantes quanto a irregularidade e a apreensão de mercadorias e produtos têm sido realizada somente em casos de desobediência à determinação para suspensão da atividade e desocupação do passeio e vias públicas.”

O município ressalta que os interessados em exercer atividade em logradouro público como ambulante devem providenciar suas licenças junto a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec), conforme preceitua o Código de Posturas do Município.

Varejo

Em contrapartida aos temores dos empresários da 44, o Sindicato do Comércio Varejista do Estado de Goiás (Sindilojas-GO) projeta um aumento de 5% nas vendas no Dia das Mães de 2024 em relação ao ano passado. Em números, a previsão é que o avanço seja dos R$ 439 milhões, em 2023, para R$ 461 milhões.

Lojistas de 18 municípios de todas as regiões do Estado foram ouvidos pelo Sindilojas-GO na sondagem. Inclusive no entorno do Distrito Federal (DF). Do montante, 73% dos entrevistados disseram que o estoque das lojas já está adequado, sem necessidade de fazer pedidos extras aos fornecedores. Outros 14% informaram que irão reforçar.

O Dia das Mães será em 12 de maio, domingo.