Goiânia pode ter chuva de até 37mm nesta quinta (5); Cimehgo emite alerta para todo o Estado
O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo) emitiu uma alerta,…
O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo) emitiu uma alerta, na manhã desta quinta-feira (5), sobre risco de pancadas de chuva e temporais para todas as regiões de Goiás. Em alguns setores de Goiânia, como o Santa Genoveva e o Goiânia 2, o volume de chuva pode alcançar os maiores índices de todo o estado: até 37 mm. Chuvas estão previstas para o período da tarde.
Em entrevista concedida ao Mais Goiás, o meteorólogo e gerente do Cimehgo, André Amorim, explica o que provoca os temporais. “No nosso caso, as zonas de instabilidade têm provocado essas chuvas, que não são gerais, mas pontuais. A umidade na atmosfera, associada ao calor da estação, cria zonas de instabilidade e acaba resultando em fortes chuvas. Nosso alerta é para todo o estado, porém pode chover em pontos isolados das cidades goianas”, explana.
Amorim orienta a população a ficar em alerta quanto aos riscos que as chuvas podem provocar, como alagamentos e raios. ”Como há previsão para um grande volume de chuvas, é importante as pessoas buscarem abrigo ao notarem o sinal de tempestade. Como a estrutura de Goiânia está comprometida, por ser realmente muito antiga, a rede de drenagem pode não comportar o volume de água. Como a água não consegue escoar rapidamente, pode provocar alagamentos em vários pontos da cidade”, alerta.
A previsão, segundo o Cimehgo, é que a região Norte de Goiânia receba o maior volume de chuva, 37 mm, enquanto as regiões Leste e Noroeste podem registrar 31,2 mm e 23,8 mm, respectivamente. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também divulgou as principais rodovias federais goianas mais perigosas pra se dirigir em período chuvoso, sendo elas as BRs 153, 060, 364, 414, 452 e 158. A recomendação é que os motoristas evitem trafegar por estas estradas durante os temporais.
Pontos de alagamento
Uma das maiores preocupações relacionadas como consequência das chuvas são os alagamentos. Para evitar que a população seja pega de surpresa, a Defesa Civil de Goiânia divulgou uma lista com os pontos de alagamento registrados na capital.
Ao todo, a lista contempla 94 locais que podem ficar alagados durante as tempestades, sendo 28 na região Sul, 23 na região de Campinas/Central, 10 na região Norte, 9 na Sudoeste, 9 na Oeste, 8 na Leste e 7 na Noroeste. Destas regiões, os principais pontos de alagamento são:
Sul
Vila Redenção: Rua Nonato Mota e Córrego Botafogo;
Campinas/Central
St. Aeroviário: Córrego cascavel, proximidades da Faculdade Padrão;
Norte
Setor Perim: Rua da Alegria com Viela da Geni e da Mina;
Sudoeste
St. Jardim Presidente: Avenida Presidente Kubitschek e Córrego Macambira;
Oeste
Residencial Goiânia Viva: Avenida Tóquio, proximidades do terminal de ônibus;
Leste
Jardim Novo Mundo: Av. Anhanguera, proximidades do viaduto da BR-153;
Noroeste
Setor Recanto do Bosque: Av. Goiás com a Av. Mangalô, proximidades da Igreja Comunidade Boas Novas.
Para acessar a lista completa com todos os pontos de alagamento de Goiânia, basta clicar aqui.
*Thaynara da Cunha é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Hugo Oliveira