INAUGURAÇÃO

Goiânia: 1ª estação do BRT Norte-Sul será entregue nesta quinta (27/06)

A previsão é de que outras 30 plataformas também sejam inauguradas na capital até o mês de agosto

A primeira estação do BRT Norte-Sul de Goiânia será entregue nesta quinta-feira (27). A inauguração acontecerá na Estação Cívica Rua 83. A previsão é de que outras 30 plataformas também sejam inauguradas na capital até o mês de agosto.

A referida estação conta com portas automáticas, semelhantes às usadas nos metrôs, para garantir segurança e acessibilidade aos usuários do transporte coletivo. A inauguração acontece após 30 dias de trabalho do RedeMob Consórcio.

Segundo o RedeMob, a Estação Cívica Rua 83 está apta para receber a nova frota do BRT Norte-Sul, incluindo 10 ônibus elétricos. Entre as novidades da plataforma estão os painéis, totens informativos e interativos, sinalização, Wi-Fi gratuito, torre para recarga de celular, catracas com padrão antivandalismo, portas automáticas e segurança com sistema e câmeras para reconhecimento facial.

Portas automáticas

Com o sistema modular de portas automáticas é possível estabelecer uma sincronização na abertura e fechamento das portas dos ônibus com as portas das estações, separando fisicamente a área da plataforma dos usuários com a via segregada dos ônibus.

A sinalização sonora de abertura e fechamento também está sendo implantada para evitar possíveis acidentes caso os usuários não visualizem os sinais de luz. Os faróis com cores verde e vermelho servirão para auxiliar os motoristas na correta parada para segurança ao passageiro, além de contribuir para o embarque e desembarque seguros dos usuários idosos ou com dificuldade de locomoção.

BRT Norte-Sul

O BRT Norte-Sul cruzará Goiânia de ponta a ponta, com início no Terminal Veiga Jardim, em Aparecida, passando pelos terminais Cruzeiro, Correios, Isidória, Paulo Garcia, Hailé Pinheiro e Recanto do Bosque, assim como até o Parque Atheneu. No centro da capital, fará intersecção com o Eixo Anhanguera.

A frota total para operação no BRT Norte-Sul foi definida pela CMTC em 60 ônibus, sendo 10 Super Padron, elétricos, de piso alto, e 50 ônibus Super Padron, a diesel, com portas dos dois lados. A previsão da Prefeitura de Goiânia é de que o BRT Norte-Sul seja implantado até o final do mês de agosto de 2024.