Goiânia recebeu a primavera às 11h21 desta quinta-feira (22) como sendo a cidade com mais de um milhão de habitantes mais arborizada do país, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por esse motivo, a Capital goiana possui o título de Capital Verde do Brasil. Para manter o título, a gestão do prefeito Paulo Garcia plantou mais de um milhão de mudas. No aniversário da Capital, em outubro do ano passado, por exemplo, a administração municipal plantou 80 mil mudas.
“A arborização exerce um papel importante na qualidade de vida da cidade. Além do equilíbrio ambiental, as áreas verdes fornecem sombra e são um refúgio para os olhos principalmente nesta época do ano, com a chegada da primavera, quando as ruas e os espaços públicos ficam ainda mais exuberantes com a temporada das flores”, afirma o prefeito Paulo Garcia. “Somente nesta administração, inauguramos 100 praças, nove parques e avançamos com as obras do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns, que será um dos maiores parques lineares da América Latina”, destaca.
O presidente da Companhia de Urbanização (Comurg), Edilberto Dias, explica que Goiânia conta atualmente com quatro viveiros, sendo dois de produção de árvores nativas do Cerrado e duas com mudas ornamentais. “Trabalhamos com afinco para manter esse título. Além disso, vale lembrar que a população tem a seu dispor um serviço de distribuição de mudas que podem ser plantadas em calçadas de suas residências. Para isso, basta procurar a sede da Comurg e solicitar as espécies”, diz. Segundo ele, 600 servidores da Prefeitura de Goiânia atuam em dois turnos na produção, plantio, distribuição e manutenção dessas espécies, que incluem mudas de árvores nativas do Cerrado e plantas ornamentais.
Segundo o último levantamento do IBGE, de 2010, Goiânia está à frente de Campinas, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba como a cidade mais arborizada do Brasil. “Por esse e outros motivos é tão importante conscientizarmos a população quanto à preservação das árvores. Queremos viver em uma cidade preparada para as futuras gerações”, finaliza o prefeito Paulo Garcia.