PROGRAMAÇÃO

Goiânia recebe eventos destinados à conscientização sobre o autismo a partir de abril

Capital recebe caminhada em abril e congresso em junho

Goiânia recebe eventos destinados à conscientização sobre o autismo a partir de abril (Foto: Divulgação)

O Dia Mundial do Transtorno do Espectro Autista (TEA) é lembrado em 2 de abril. Desta forma, o Parque Vaca Brava, em Goiânia, será palco da caminhada em conscientização ao autismo no próximo dia 6 de abril, às 9h.

O evento, gratuito, acontece em razão da Conscientização do Autismo e tem o objetivo de promover diálogo, inclusão e conhecimento. Vereador por Goiânia, Willian Veloso organiza o evento junto com instituições que lutam pelos direitos das pessoas autistas. O parlamentar afirma que o objetivo é divulgar informações sobre o transtorno, além de gerar debate acerca de políticas públicas para o segmento e combate ao preconceito.

A expectativa é que o evento conte com a participação de pessoas autistas e familiares, profissionais, assim como de associações atuantes na causa e da sociedade em geral. É preciso dizer, o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo busca sensibilizar a sociedade. A data visa mostrar que não se trata de uma doença, mas de um transtorno do neurodesenvolvimento.

Congresso

Além deste evento, será realizado nos dias 1 e 2 de junho, no Centro de Convenções, um congresso sobre tema com a temática ‘Jornada do Autismo em Goiás’. O ato contará com quase 30 palestrantes, entre médicos, advogados, psicólogos, autistas, ativistas e fonoaudiólogos.

Segundo a organização, são esperadas cerca de 1,8 mil pessoas. O evento, que é o 1º Congresso Multidisciplinar sobre Autismo em Goiás, é destinado a profissionais de Saúde, do Direito, da Educação, bem como às mães e familiares atípicos, que buscam, sobretudo, informações baseadas em evidências.

Sarita Melo, fundadora do congresso, é mãe atípica e informou que a organização é composta por mães que conhecem de perto os desafios do autismo. “Somos mães de autistas impulsionadas pela experiência única de vivenciar em primeira mão as alegrias e necessidades especiais de nossas crianças. Nos conhecemos acorrentadas buscando direitos por nossos filhos em Brasília. Sentimos de perto a responsabilidade de buscar informações e recursos para proporcionar uma vida melhor aos nossos filhos”, disse ao explicar sobre a ideia de realizar o congresso.

Conforme ela, o evento é inédito em Goiânia e Goiás, e tem o objetivo de levar conscientização sobre o autismo. “Ainda é preciso desmistificar muito sobre o autismo e a melhor forma para isto é com estudo e consciência. O congresso vem exatamente neste sentido, para incentivar e colaborar com os avanços científicos”, afirmou.