19 ANOS DE ESPERA

Goiânia recebe primeira sede própria do Samu

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi implantado na capital em 2004

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) teve inaugurada, nesta quarta-feira (27), sua primeira sede própria. O Samu, que iniciou os trabalhos há cerca de 20 anos, agora terá um prédio unificando os setores administrativos, farmácia, almoxarifado e a central reguladora.

Prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos) fez a entrega da sede, localizada Avenida Iguaçu com Rua Cruz Alta, no Jardim Novo Mundo. No local já funcionou um Juizado Especial Cível. O espaço possui 290 metros quadrados de área construída e passou por ampla reforma.

“Estamos entregando a sede própria do Samu não somente aos servidores, mas para toda a população de Goiânia. Parabenizo e me alegro ao ver a dedicação daqueles que trabalham diariamente para socorrer e resgatar vidas. A vocês, médicos, enfermeiros, motoristas e profissionais de todas as outras áreas do Samu, minha gratidão pelos serviços prestados”, destacou o chefe do Executivo.

Destaca-se, o Samu Goiânia existe desde 2 de julho de 2004. “É uma importante instituição que atende não só Goiânia, mas toda a região metropolitana. Um serviço como esse precisa de uma sede própria, adequada, que dê dignidade e condições de trabalho aos servidores”, disse o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso.

Coordenadora do Samu, Wilma Nogueira enfatizou que há anos os servidores aguardavam pela sede. “Estamos há 19 anos lutando por uma sede própria.” No local, também vai funcionar uma base com duas viaturas, sendo uma Unidade de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA), que é uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel. Para manter a agilidade nos atendimentos à população, a Prefeitura mantém as outras viaturas em sete locais estratégicos de Goiânia. Atualmente, o Samu Goiânia conta com 17 viaturas, sendo 4 USA e 13 USB.