FENÔMENO RARO

Goiânia receberá o fenômeno da “superlua azul” nesta quarta-feira

Lua ficará visualmente maior e mais brilhante

Os moradores de Goiânia poderão ver o fenômeno natural conhecido como “superlua azul”, na noite desta quarta-feira (30). Segundo o astrônomo cultural, Clayton Gubio, o fenômeno que acontece hoje é especial porque, além de ser uma superlua, ela também será uma superlua azul.

O astrônomo explicou que a superlua azul é um termo cultural dos Estados Unidos usado quando há duas luas cheias no mesmo mês. Para os estadunidenses, o fenômeno significa sorte. De acordo com Gubio, a lua não ficará realmente azul, mas vai estar visualmente maior e mais brilhante.

“Gases e partículas ajudam a lua ficar azul, mas a superlua azul consiste em uma segunda lua cheia que acontece durante o perigeu, que é o termo usado para aproximação da lua com a terra”, disse o especialista.

Gubiu destacou que o fenômeno acontecerá nos dias 30 e 31 de agosto na capital goiana. Vale destacar que a próxima superlua azul só acontecerá no ano de 2037, daqui há mais de 20 anos.

Para quem deseja acompanhar o fenômeno da superlua azul mais de perto, o Instituto Gunstar Team de Astronomia Cultural estará com diversos telescópios no Morro do Além, localizado no Setor Gentil Meireles, a partir das 18h.