Goiânia recolhe até 8 enxames de abelha por dia durante a seca; vídeo
Por conta das chamas, as abelhas acabam migrando para residências e locais públicos na capital
Com o período de seca e incidência de queimadas na Grande Goiânia, a Prefeitura tem recolhido até 8 enxames de abelha por dia. Por conta das chamas, as abelhas acabam migrando para residências e locais públicos na capital nesta época do ano. Remoções são feitas de segunda à sexta-feira, das 13h às 21h, e são executadas por seis servidores capacitados para o trabalho, devidamente equipados.
Segundo o Departamento de Zoonoses da Secretaria de Saúde (SMS), o trabalho tem como foco os domicílios e órgãos públicos da cidade. Os servidores fazem o manejo das abelhas europeias africanizadas e as levam para locais seguros.
Ver essa foto no Instagram
Em média, são realizadas 800 remoções por ano. Nos períodos de seca, as demandas aumentam. Atualmente, são recolhidos 6 e 8 enxames por dia. As abelhas são levadas para a Universidade Federal de Goiás (UFG), e, posteriormente, doadas aos apicultores da região.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia faz alerta em relação aos acidentes envolvendo abelhas, que podem gerar um quadro de envenenamento decorrente da inoculação de toxinas por meio do ferrão. As manifestações após uma ferroada variam individualmente, conforme a quantidade de veneno inoculada na pessoa.
Em caso de contato e reação grave à picada, a pessoa deve procurar uma unidade de atendimento de forma imediata. O quadro clínico pode variar de uma inflamação local até choque anafilático e óbito.
Para abrir uma solicitação de remoção de enxame, a população pode ligar em um dos números: (62) 3524-3131, 3524-3124 ou 3524-3125.