ACIMA DA MÉDIA

Goiânia registra 140% mais chuvas do que o esperado para dezembro

O destaque fica para a região Norte, que engloba o setor Santa Genoveva

Chuva: Goiânia registrou 140% a mais do que o esperado para dezembro (Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás)

Goiânia registrou mais chuva do que o esperado para o mês de dezembro. Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), são 140% acima do estimado, na capital. De 271,9 milímetros esperados, já se somam cerca de 390 milímetros considerando, principalmente, os bairros da região Norte. Estado está em alerta de chuvas intensas e rajadas de vento de até 100 km/h.

O gerente do Cimehgo, André Amorim explica que a ocorrência dessas chuvas intensas é devido ao fenômeno la ninã. “Onde ocorrem chuvas irregulares, que é quando não chove de maneira homogênea em todos os locais ao mesmo tempo, até mesmo dentro de regiões de Goiânia. Mas tomando por base a estação do Santa Genoveva, temos 390 milímetros de acumulado e isso corresponde a que choveu mais de 140% do que esperado para a climatologia do mês”, afirmou.

Na capital, o destaque fica para a região Norte, que engloba o setor Santa Genoveva. Os registros da Sala de Situação de Monitoramento de Riscos e Desastres Naturais para o setor apontam a maior marca com 129,4 milímetros, segundo as precipitações acumuladas de sexta-feira (23) até está segunda-feira (26).

“Estamos em alerta até a virada do ano e vamos continuar em fevereiro e março. Na parte Centro-Norte do estado é onde as chuvas vão estar mais concentradas”, acrescentou André ao destacar que o estado saiu do estágio de atenção para o de alerta.

Chuvas intensas  

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (26), um alerta de chuvas intensas e rajadas de vento de até 100 km/h em Goiás. O comunicado contempla todo o território goiano.

O Inmet anunciou o aviso de chuvas intensas com grau de severidade de “perigo”. A possibilidade é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou até 50 a 100 mm/dia e ventos intensos (60 a 100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, descargas elétricas, queda de galhos de árvores e de alagamentos.

Cidades como Goiânia, Aparecida, Águas Lindas de Goiás, Água Fria, Alexânia, Alto Horizonte, Alto Paraíso, Alvorada do Norte, Barro Alto, Campos Verdes, Monte Alegre, Divinópolis, Corumbá, Valparaíso, Teresina e Pilar de Goiás estão entre as indicadas com risco de temporal. Confira a lista dos municípios.

André Amorim reforça o alerta: “Aquele prognóstico das chuvas intensas no mês de dezembro em Goiás vai permanecer. Já o prognóstico até o final de semana é que tenhamos chuvas que podem vir em formato tempestade, são intensas e trazem preocupação para todo o estado”.

De acordo com o gerente, o avanço e deslocamento de uma frente fria tem influência sobre as fortes chuvas no estado. “O avanço de uma frente fria que a partir de quinta-feira (29), vai se deslocar por São Paulo e Minas Gerais e vai trazer umidade da região Norte do país e vamos ter chuvas para o final de semana e por isso as pessoas tem que ficar atentas”, pontua André.

Confira o nível de precipitações acumulada de sexta-feira (23) até segunda (26), em Goiânia:

– Goiânia região leste (autódromo): 58,8mm;

– Goiânia região leste (jardim Olinda) 87,2mm;

– Goiânia região norte (Balneário Meia Ponte) 38,8mm;

– Goiânia região norte (Sta. Genoveva) 129,4mm;

– Goiânia região Noroeste (Perim): 42,0mm;

– Goiânia região Noroeste (Jardim Curitiba): 42,8mm;

– Goiânia região Noroeste (Aeródromo): 30,0mm;

– Goiânia região Noroeste (Jardim Pompeia): 27,8mm.