Goiânia registra aumento de 70% em licenciamentos de empresas desde 2021
O licenciamento de empresas em Goiânia registrou saldo positivo de 70%, em um ano e…
O licenciamento de empresas em Goiânia registrou saldo positivo de 70%, em um ano e sete meses, durante gestão do prefeito Rogério Cruz. A informação é da Secretaria de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec).
Nesse período, foram liberados 10.186 alvarás de localização e funcionamento para empresas e eventos, em apoio à retomada econômica dos setores de comércio, serviços e eventos de Goiânia.
De acordo com a Sedec, decisões tomadas pela Prefeitura de Goiânia, nas áreas de infraestrutura, capital humano e inovação, contribuíram para atrair mais empresas, o que resultou no referido saldo.
“Em meio à crise econômica no país, provocada pela pandemia de Covid-19, tivemos coragem em tomar decisões, e criatividade para fazer os investimentos necessários, ao destacar os pontos fortes da capital. Os dados animadores provam que o goianiense descobriu no empreendedorismo uma oportunidade lucrativa”, afirma Rogério Cruz.
Relatório do Governo Federal, disponibilizado no Portal da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas (Redesim), mostra que Goiás se destaca com 19.401 registros.
Somente no mês de julho de 2022, foram 2.673 novos empreendimentos formalizados. Goiânia é a cidade que mais atraiu empresas, com 1.092 novas instalações, seguida de Anápolis (153), Aparecida de Goiânia (147), Rio Verde (103) e Luziânia (53). O tempo médio de abertura delas, no Estado, em julho, foi de 20 horas e 22 minutos.
Desburocratização
Para conseguir todas as licenças de funcionamento, a Secretaria de Desenvolvimento e Economia Criativa, em parceria com o Governo do Estado de Goiás e Sebrae/GO, desenvolve plataforma para reduzir, de 16 para seis dias, os procedimentos exigidos atualmente para formalizar o negócio.
O tempo gasto para legalizar a atividade deve cair de 21 para quatro dias. Estudo iniciado na gestão Rogério Cruz identificou falhas e entraves burocráticos para a abertura de novas empresas na capital. As medidas para corrigir as exigências desnecessárias e tornar o processo mais rápido e fácil para o empreendedor devem ser implementadas até outubro deste ano.
“O portal da Sedec permitirá a troca de informações com os órgãos e entidades de todas as esferas responsáveis pelos procedimentos. Pelo sistema, o interessado realizará as principais interações para o negócio, desde a abertura de empresas a emissões de licenças do exercício de atividades econômicas, o que resultará no lançamento do certificado de licenciamento”, destaca o titular da Sedec, Silvio Sousa.
A ideia da nova ferramenta é integrar o sistema operacional dos dados e das informações exigidas pelos órgãos envolvidos no processo: Junta Comercial do Estado, Secretaria Municipal de Planejamento e Habitação, Agência Municipal do Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Saúde, Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa.
“A liberação de um alvará era um processo muito burocrático para quem produz e oferece emprego em Goiânia. As mudanças que serão adotadas pela Sedec pretendem gerar renda, tornar a cidade mais produtiva e trazer segurança financeira para as famílias”, explica o titular da Sedec.