Goiânia registra queda de 61% nos casos de dengue em relação a 2020
Neste ano, até agora, nenhum óbito pela doença foi relatado
A Secretaria Municipal de Goiânia (SMS) registrou 3.232 casos confirmados de dengue, doença transmitida pelo mosquito aedes aegypti, em 2021. Conforme a pasta, em relação ao mesmo período do ano anterior, o número representa uma queda de 61,9% dos casos. Neste ano, até agora, nenhum óbito pela doença foi relatado.
Na linha histórica de incidência de dengue na capital, segundo a SMS, traçada desde 2011, o ano com mais casos confirmados de dengue e de óbitos em decorrência dela foi o de 2015. Nesse ano, foram registrados. 80.507 casos e 39 mortes. Em termos de óbitos, o ano de 2012 vem logo atrás com 13.869.
Felizmente, em 2021 a SMS ainda não registrou nenhuma morte provocada por dengue. Para a pasta, a pandemia do coronavírus fez com que o monitoramento da doença ficasse mais aguçado.
“Destaca-se que a pandemia da Covid-19 vem afetando a sensibilidade da vigilância epidemiológica na identificação precoce dos casos de dengue nos últimos dois anos, com redução importante e gradual para o mesmo período avaliado, provavelmente devido à semelhança clínica das doenças contribuindo para subnotificação e ao receio da população de procurar atendimento em unidade de saúde”, declarou a secretaria.