PASSO LENTO

Goiânia só deve começar a vacinar pessoas com menos de 40 anos em agosto

A secretaria municipal de Saúde está vacinando agora pessoas com 44 anos

Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás

A faixa etária alvo da vacinação contra a Covid-19 em Goiânia pode permanecer em 40 anos ou mais em julho, caso a quantidade de imunizantes enviada semanalmente pelo Ministério da Saúde não tenha acréscimos. A avaliação é de uma fonte de dentro da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) ouvida pelo Mais Goiás, que afirmou que há uma média de 25 mil pessoas por idade acima de 40 anos e que podem não ser totalmente contempladas até o final deste mês.

Atualmente, Goiânia recebe cerca de 22 mil doses de vacina contra a covid a cada remessa que desembarca em Goiás. A quantidade é suficiente para descer uma faixa etária por semana. Porém, quanto mais a idade cai, maior é o número de pessoas que ficam elegíveis para a vacinação. A capital vacina, hoje, pessoas com idade a partir de 44 anos.

Segundo apurado pela reportagem, a expectativa da SMS é que a capital goiana passe a receber uma quantidade maior de doses a partir da próxima semana. No entanto, caso isso não se cumpra, a imunização deve seguir no mesmo passo de agora.

Goiânia conta hoje com 37% de sua população vacinada com, pelo menos, a primeira dose. Mas vale destacar que uma boa parte desse percentual é de pessoas que vêm de outros municípios para se vacinar na capital. Essa situação provoca uma redução ainda maior da velocidade da imunização.