VACINAÇÃO

Goiânia tem 70 postos de imunização contra Covid – Veja onde vacinar

Mais de 50 postos de vacinação aplicam as doses em adultos e 13 postos em crianças, nesta quarta-feira

A cada 100 mil habitantes de 18 a 59 anos, 1,16 morre de Covid se tiver tomado dose de reforço (Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás)

Goiânia tem 70 postos para vacinação de cidadãos com cinco anos ou mais contra a Covid-19. Locais têm doses para todas as etapas de imunização. Além dos pontos fixos, a Prefeitura dispõe de duas vans itinerantes para aumentar a cobertura vacinal da população. Os veículos estão no Jardim Guanabara, região Norte da capital, nesta quarta-feira (2).

Postos de vacinação infantil contra a Covid-19

A vacinação está dividida por faixa etária. O imunizante infantil da Pfizer, para crianças de 5 a 11 anos, está disponível em 13 postos de rotina. Para receber a dose, é necessário que a criança vá acompanhada de um adulto e leve documento de identificação com foto e data de nascimento, CPF e comprovante de endereço. Não é necessário agendar o atendimento.

A vacina CoronaVac também está disponível nos mesmos 13 postos para crianças com 6 anos ou mais. Para se vacinar, é necessário apresentar os documentos citados. Caso o menor seja levado ao posto de vacinação por terceiros, este deve apresentar um documento assinado pelo responsável da criança autorizando a aplicação da dose.

Clique para acessar lista com os locais 

Goiânia aplica o imunizante infantil em crianças a partir de 5 anos em 13 postos de vacinação (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)

Vacina para a população acima de 12 anos

Mais de 50 postos de vacinação de rotina aplicam a vacina na população acima de 12 anos que não se vacinou com a primeira dose. A segunda dose das vacinas AstraZeneca e Pfizer estão disponíveis para as pessoas que se vacinaram até dia 8 de dezembro.

Pessoas com a vacinação marcada para o dia 2 de fevereiro ou que estão com a vacinação em atraso, podem receber a segunda dose da vacina CoronaVac. Veja os postos de vacinação de rotina 

Segunda dose da Janssen

A segunda dose da vacina Janssen pode ser encontrada em 8 postos de vacinação, são eles: Centro de Saúde Parque Amazônia, UPA Dr. Paulo de Siqueira Garcia, Centro de Saúde Vila Água Branca, USF Vera Cruz II, Craspi, USF – Condomínio das Esmeraldas, Centro de Saúde Jd. Balneário M. Ponte, USF Finsocial, Cais Setor Cândida de Morais e USF Brisas da Mata.

Dose de reforço e quarta dose

A dose de reforço é aplicada em pessoas acima de 18 anos que receberam a segunda dose até 6 de outubro. Imunosuprimidos que se vacinaram até 5 de janeiro, também podem receber a terceira dose.

Além da dose de reforço, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirma que também aplica a quarta dose em Imunosuprimidos que receberam a terceira dose em um intervalo de quatro meses, ou seja, até dia 6 de outubro.

Vans da vacinação estão na região Norte

As vans itinerantes aplicam as doses da vacina contra a Covid-19 em pessoas acima de 12 anos na Avenida Guatapará, próximo ao Posto Médico da Guarnição de Goiânia, no Jardim Guanabara, nesta quarta.

O atendimento das vans acontece das 8h às 17h. Não é necessário agendar. A pessoa que passar pelo local pode procurar uma das unidades para receber a primeira, segunda ou terceira doses.

Vans aplicam doses da vacina contra a covid-19 no Jardim Guanabara nesta quarta-feira (2)
Vans aplicam doses da vacina contra a covid-19 no Jardim Guanabara nesta quarta-feira (2) (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)

Documentação necessária para se vacinar

Para receber o imunizante é necessário apresentar documentação com foto e data de nascimento, RG, CPF, comprovante de endereço e comprovante de vacinação, em casos de segunda dose em diante.

Gestantes e puérperas devem levar o comprovante de gestação e um documento com a data do parto, respectivamente. Para receber a vacina AstraZeneca, é obrigatório que esse grupo apresente a prescrição médica.

Imunosuprimidos devem levar uma autodeclaração assinada que pode ser obtida nos postos de vacinação ou no site Imunizagyn.

 

LEIA MAIS

Vacinação de crianças é ampliada para 11 UBS, em Anápolis

Janeiro 2022: Número de mortes por covid-19 em Anápolis é o maior desde agosto de 2021

Em um ano de vacinação, quase 70% dos brasileiros já tomaram 2 doses

 

*Jeice Oliveira compõe programa de estágio do Mais Goiás sob supervisão de Hugo Oliveira