Goiânia terá ciclo de palestras gratuito para pais e familiares de pacientes com autismo
Evento será sediado até no dia 24 de fevereiro de 2018 e traz diversas palestras para entender mais sobre o assunto
O Centro de Intervenções e Estudos Comportamentais (CIEC), instituição goiana especializada no tratamento de pessoas com autismo e na difusão de informações científicas sobre o transtorno, realiza a partir do próximo sábado (21) seu primeiro ciclo de palestras direcionado a pais e familiares de crianças, jovens e adultos com autismo. A entrada é gratuita, mas as vagas para as duas primeiras palestras já foram preenchidas. À frente da iniciativa também está a T.O. Kids, clínica especializada em terapia ocupacional para crianças.
A fonoaudióloga Renata Mamede abre o calendário das palestras, no dia 21 de outubro, com o tema “O desenvolvimento da linguagem: desde o nascimento aos primeiros sinais”. Em função do grande número de interessados, ela falará ao público no auditório da Acieg, à Rua 14, nº 50, Setor Oeste, e não mais no auditório do Edifício Prospère, na Alameda Ricardo Paranhos. Os locais das demais palestras serão informados posteriormente.
Inicialmente seriam disponibilizadas 30 vagas. Com a mudança para Acieg, foram oferecidas 60. Os organizadores, de acordo com o propósito inicial do projeto, priorizaram pais e familiares de indivíduos com autismo. “O que queremos é contribuir para a melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento das potencialidades e habilidades sociais, comunicativas, adaptativas, cognitivas e acadêmicas dos indivíduos para uma vida mais independente e autônoma”, enfatiza a neuropsicóloga Raquel Borges Magalhães, diretora do CIEC.
Palestrantes
Ainda em outubro, no dia 28, a educadora física e psicopedagoga Letícia Borges e a advogada Tatiana Takeda batem um papo com os pais sobre inclusão escolar. Novembro é o mês da terapeuta ocupacional Luciane Morandini, da T.O. Kids, falar sobre “Experiências Motoras e Sensoriais no Desenvolvimento Infantil”, no dia 18. No dia 2 de dezembro, o neuropediatra e neurofisiologista Hélio van der Linden Júnior aborda o tema “O impacto do autismo na família: uma jornada de desafios e descobertas”.
O 1º Ciclo de Palestras sobre Autismo para pais e familiares termina no dia 24 de fevereiro de 2018 com a neuropsicóloga e analista do comportamento Raquel Borges Magalhães e com a psicóloga Isabela Siqueira, discorrendo sobre “Manejo de Comportamento Problema no Transtorno do Espectro Autista”.
Mais informações pelo site www.cieccomportamental.com.br e pelas redes sociais do CIEC Comportamental: @ciecgoiania (Facebook) e @cieccomportamental (Instagram).
Números
A prevalência de casos de autismo tem aumentado de forma rápida nos últimos anos, o que acendeu o sinal de alerta da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Associação Americana de Psiquiatria. Pesquisas do CDC (Center of Diseases Control and Prevention) – órgão norte-americano próximo do que representa, no Brasil, o Ministério da Saúde – mostram que nos EUA há um autista para cada grupo de 68 pessoas. As estimativas já apontam para 70 milhões de pessoas com autismo no mundo; 2 milhões somente no Brasil.
Popularmente conhecido como autismo, o Transtorno do Espectro Autista é uma condição do neurodesenvolvimento, caracterizada por déficits na comunicação e interação social e também por comportamentos repetitivos e estereotipados. Antes dos três anos de vida já podem ser observados alguns sinais, como alterações no sono, aversão ao contato físico, dificuldade de olhar nos olhos, não responder quando chamado pelo nome, não imitar gestos (como bater palmas, acenar ao se despedir), dificuldade de interação com crianças, entre outros. Se desconfiados, os pais devem relatar suas dúvidas ao pediatra.