QUEDA DE ENERGIA

Goiânia vai comprar equipamento que deixa semáforos ligados quando falta energia

A Secretaria municipal de Mobilidade (SMM) de Goiânia vai comprar nobreaks específicos para controladores de…

A Secretaria municipal de Mobilidade (SMM) de Goiânia vai comprar nobreaks específicos para controladores de semáforos a fim de evitar que eles desliguem durante as quedas de energia. Ainda este ano, a pasta deve adquirir, em caráter de teste, de dois a quatro equipamentos – com diferentes especificações – para colocar em cruzamentos ainda a serem definidos.

Segundo o secretário Horácio Mello, a ideia é realizar uma licitação no começo do ano que vem para equipar gradativamente os 771 cruzamentos semaforizados da capital. A ordem de instalação, segundo ele, vai considerar a quantidade de veículos que passam pelo local e a frequência com que a energia cai na região.

“Neste ano serão adquiridos de dois a quatro para testes de, pelo menos, duas especificações distintas. Cada equipamento custa em torno de 30 mil. Aquele que se mostrar mais útil deverá ser adquirido, no ano que vem, por meio de licitação.”

Para Horácio, o mínimo é que o equipamento tenha autonomia acima de 3h. Em relação a licitação, a pasta ainda dimensiona a quantidade inicial e os locais. Segundo ele, alguma regiões dependentes, a título de exemplo, são as avenidas Mutirão com 85; além de locais próximos a Praça Cívica. “Mais existem muitas outras.”

Necessidade de autonomia dos semáforos de Goiânia

Sobre a necessidade, ele lembra que quando há queda de energia e os semáforos são atingidos, “vira um caos”. Além disso, é preciso mobilizar agentes de trânsito pra realizar o trabalho humano. “Alguns semáforos não podem se desligar nem por um minuto.”